Newsletter

Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS) atinge 98,3 pontos em outubro

27 de outubro de 2020

Divulgação Fecomércio-RS

Apesar do segundo avanço mensal, confiança segue 20,2% abaixo do nível pré-pandemia

A recuperação do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC-RS) ganhou força em outubro ao avançar 17,7% ante setembro, marcando a segunda alta mensal consecutiva e se aproximando do patamar neutro ao registrar 98,3 pontos. A sondagem, realizada pela CNC, foi divulgada pela Fecomércio-RS na terça-feira, dia 27 de outubro.

Os três componentes do índice tiveram aumento na margem, com a maior influência vindo do indicador relacionado à percepção das condições atuais (ICAEC): o avanço de 36,2% veio na sequência do aumento de 32,3% no mês anterior, indicando a continuidade da melhora na percepção tanto da economia, como do comércio e da própria empresa. Porém, mesmo tendo sido o maior avanço marginal já registrado na série, o indicador, aos 67,4 pontos, permanece em patamar deprimido indicando a avaliação de um cenário ainda muito difícil. 

O Índice das Expectativas dos Empresários do Comércio (IEEC), por sua vez, avançou em patamar otimista com a quarta alta consecutiva na margem (10,9%), atingindo 138,5 pontos. Em relação ao componente associado aos investimentos, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) teve a maior alta da série ao avançar 17%, com maior avanço no indicador de contratação de funcionários, que teve aumento de 33,7%, refletindo a intenção de contratação dos temporários para recompor e reforçar as equipes para as vendas do fim do ano. “Embora o cenário siga muito desafiador, a recuperação da confiança dos varejistas segue em curso. Estamos na época mais importante para as vendas do varejo, que conta não apenas com o Natal, mas também com a Black Friday, e os empresários estão otimistas e se preparando para esse momento, pois será a oportunidade de amenizar as perdas desse ano tão difícil”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.