Currículo bem preparado: um passo à frente para a vaga desejada

18 de novembro de 2020

Divulgação Senac-RS

Pesquisa da Fecomércio-RS aponta que em 2020, entre os estabelecimentos abordados, 35,2% informaram que têm a intenção de contratação de temporários, o que deve representar incremento de 36,3% na força de trabalho das empresas. Para quem está à procura de um lugar ao sol no mercado de trabalho, além de capacitação profissional, investir em um bom currículo pode fazer toda diferença.

O docente da área de Gestão do Senac Uruguaiana, Maurício da Silva Fridrichs, destaca que um processo de seleção é sempre muito delicado para toda e qualquer empresa. “Fazendo uma analogia seria como se a empresa fosse a casa do empresário e o mesmo tomasse a decisão, baseado em uma necessidade, de trazer um novo morador para o convívio das pessoas que lá estão. Essa nova pessoa deve ter as competências necessárias e a vontade para desempenhar uma função com excelência, somada à capacidade de conviver com clientes internos e externos desse sistema chamado empresa”, compara o administrador.

Maurício aponta que, do ponto de vista do candidato, é de fundamental importância que tenha essa percepção no momento de construir o currículo. “O que está em jogo, nesse momento, são os anseios da empresa e um dos principais erros cometidos pela maioria dos candidatos é construírem seus currículos baseados em informações que eles julgam serem as mais importantes deixando de lado o principal, ou seja, as necessidades e objeções da empresa contratante”, explica.

Ter um currículo bem preparado é a oportunidade que o candidato tem de se destacar dos demais concorrentes e o docente dá algumas dicas:

• -Prepare seu currículo pensando que se trata de uma ferramenta estratégica e única, personalizada para cada vaga;
  • -As informações a seu respeito devem sempre ser baseadas na verdade para que a confiança entre você e a empresa comece a ser construída neste exato momento;
  • -As informações a respeito do candidato, que encaixam diretamente com as exigências da vaga, devem estar em destaque desde a primeira visualização.

“O currículo é o primeiro contato entre um profissional e uma empresa. Desta maneira, sendo bem elaborado pode ser a chave para abrir aquela porta que se espera uma vida inteira”, finaliza Maurício.