Newsletter

Programa do Sesc distribui renda para artesãs gaúchas por meio da confecção de máscaras

18 de novembro de 2020

 

Projeto do Departamento Nacional foi realizado em Porto Alegre pelo programa Envolva-se, do Sesc Comunidade (Foto: Divulgação)

 

Criar estratégias de manutenção e geração de renda para pessoas e grupos produtivos, principalmente em comunidades com maior vulnerabilidade social, tornou-se ainda mais urgente e necessário durante a pandemia. Foi pensando nisso que o Departamento Nacional do Sesc criou um projeto para auxiliar artesãs e costureiras por meio da confecção de máscaras de tecido. Em Porto Alegre, a iniciativa foi desenvolvida pelo programa Envolva-se, do Sesc Comunidade, e distribuiu R$ 35.100,00 entre 25 profissionais e grupos produtivos. No total, foram fabricadas 7.020 máscaras, que foram adquiridas pelo Sesc/RS e serão destinadas a colaboradores do Sistema Fecomércio e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A finalização do projeto, que contou com várias fases desde seu início em 30 de setembro, ocorreu nesta quinta-feira (12/11), com a última entrega dos itens fabricados no Sesc Comunidade. Depois do cadastramento por meio de edital, houve uma reunião para esclarecimento de dúvidas sobre o desenvolvimento da proposta e uma vídeo-aula com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a confecção das máscaras. A equipe do Envolva-se segue fazendo o acompanhamento da experiência por meio de entrevistas virtuais com os participantes, colhendo relatos sobre o impacto social positivo da geração de renda durante a pandemia.

Elisabete da Silva Santos, da Associação de Mulheres Empreendedoras e Semeadoras (AMES), é uma das  integrantes do projeto. Ela reconhece a importância da iniciativa neste momento, em que é preciso colaborar para a circulação de produtos e dinheiro nas comunidades: “A valorização do trabalho dos artesãos e costureiras é muito significativo para a gente, agradeço muito. Me senti encantada com o carinho do Sesc, então o mínimo que eu podia fazer era levar as máscaras com cuidado e zelo para que sejam entregues para quem precisa”.

O Sesc Envolva-se é formado por uma rede de artesãs, costureiras e grupos produtivos localizados em territórios vulneráveis de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Durante a pandemia, o programa está trabalhando para auxiliar ainda mais essa população, que enfrenta dificuldades na comercialização de seus produtos – prejudicada pela diminuição das vendas presenciais e pelos desafios relacionados ao comércio on-line.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.