Técnico em Enfermagem: a profissão que está em alta

16 de dezembro de 2020

Senac São Leopoldo está com inscrições abertas para 2021

Devido a pandemia, a profissão de técnico em Enfermagem ganhou ainda mais visibilidade e relevância. Segundo pesquisa divulgada pelo site de empregos Catho, em março de 2020, houve um aumento de 397% no número de vagas para enfermeiros, se comparado ao mesmo período de 2019. Houve também um aumento na demanda por técnicos de enfermagem, chegando a ser 708% a mais no terceiro mês deste ano.

Segundo a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem do Senac São Leopoldo, Ana Lúcia Castilhos, o mercado de trabalho para a categoria está em grande expansão no mundo todo. “E não apenas em reconhecimento aos que atuam na linda frente no cuidado dos pacientes da COVID-19, mas também porque os profissionais estão ampliando cada vez mais suas áreas de atuação. No ambiente intra-hospitalar atua na assistência direta e indireta aos clientes das unidades de baixa, média, alta complexidade e de cuidados paliativos. Participa de núcleo de segurança do paciente, serviço de controle de infecção hospitalar, gestão da qualidade, gestão de riscos, comissões de ética de enfermagem, transplantes, óbitos e outros”, relata

Os técnicos em enfermagem atuam também em diferentes tipos de instituições, tais como ambulatórios de especialidades médicas, centros de parto normal, unidades de pronto atendimento, centros de educação infantil, instituição de longa permanência e centro de referência de atenção à saúde. Ainda, em instituições que prestam atendimento pré-hospitalar e serviços de diagnósticos, de resgate, remoção e transporte de clientes e em programas de saúde pública como Estratégia de Saúde da Família. A nossa formação é destinada para pessoas que busquem uma qualificação técnica com alta taxa de empregabilidade. E as nossas aulas são ministradas por docentes com formação superior e experiência profissional nas respectivas áreas de estudo.

A diretora do Senac São Leopoldo, Lianamar da Silveira Rosa, ressalta a alta empregabilidade dos alunos formados pela escola. “Temos um grande reconhecimento por parte das instituições de saúde no que se refere ao nível de qualificação profissional dos egressos do Senac São Leopoldo, que se destacam nos processos seletivos. Como resultado, nossos formandos ingressam no mercado de trabalho logo nos primeiros meses após concluir o curso”, destaca.

Para a aluna Betina Roberta Eltz, ser técnica de enfermagem é uma paixão. “Entrei no curso para ter certeza se era mesmo essa área que eu gostaria de atuar e, sem exagero, foi só iniciar as aulas que eu já me apaixonei. O acolhimento do Senac é diferente, é como se fosse uma grande família, os professores se tornam nossos grandes amigos, o que torna as aulas mais leves e fáceis de entender. E então, a minha maior dúvida se tornou uma certeza: a área da saúde era mesmo a minha paixão. Uma semana após me formar já iniciei em um grande hospital da região. Eu não poderia estar mais realizada e grata. Saí com a certeza de estar preparada para o mercado de trabalho, pois a cada estágio que eu passei, o Senac me preparou para isso”, afirma.

Entre os diferenciais do curso do Senac, destacam-se estágios a partir do segundo módulo e no mesmo horário do curso; a alta empregabilidade dos alunos; é a primeira instituição de ensino do estado reconhecida com o selo de Qualidade COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), selo e a Certificação da Qualidade seguindo as recomendações da OMS); o curso é reconhecido no território Nacional; a escola oferece laboratórios para práticas e os docentes são qualificados e atuam ativamente na área da saúde, trazendo constantemente as novidades aos alunos.

A escola já está com turmas abertas para o curso Técnico em Enfermagem. As aulas iniciam em 15 de março de 2021, e acontecem de segunda a sexta-feira, com opções no turno da manhã, das 8h às 12h, e da noite, das 18h30 às 22h30. Aqueles que efetuarem inscrição ainda em 2020 para cursos com início no próximo ano garantem 15% de desconto que podem ser acumulados com mais 10% para pagamentos à vista ou 6% para pagamentos realizados no cartão. A campanha de antecipação acontece até o fim do ano. Saiba mais:https://www.senacrs.com.br/acredita.asp.

Sobre o Senac São Leopoldo

Fundado em 6 de novembro de 1996, o Senac São Leopoldo atua nas áreas de Beleza, Comércio, Comunicação, Gestão, Informática, Saúde e Segurança, capacitando mais de 4 mil pessoas por ano, por meio de cursos EAD e presenciais em diversos níveis, além de ações extensivas. Ganhou o Troféu Bronze, no Prêmio Qualidade RS – PQRS, em 2010 e 2013, conquistou o Troféu Prata, em 2014 e 2016 e o reconhecimento na Categoria Exemplaridade, em 2019.

Entre os diferenciais da escola estão tecnologia própria de ensino com a garantia da marca Senac; docentes devidamente preparados, com plena atuação e atualização sobre as principais tendências do mercado de trabalho; criteriosa metodologia e dinâmica de ensino, adequada às características do curso; avaliações durante o treinamento, visando medir o grau de aprendizagem e de satisfação dos alunos e certificação ISO 9001:2008.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 9h às 12h. Atualmente, atende os municípios de Esteio, Portão e Sapucaia do Sul. Fica localizado na Rua Lindolfo Collor, 835, Centro. Contatos pelo telefone: (51) 3590-3060 ou pelo whatsApp (51) 99202-0016.