Newsletter

Projeto Criar Sesc terá novidades para 2021

11 de janeiro de 2021

O objetivo é estimular a autonomia, o protagonismo e a criatividade das crianças de 6 a 12 anos (Foto: iStock)

Anteriormente chamado de Programa Habilidades de Estudo (PHE), o novo Criar Sesc começa 2021 com novidades para os gaúchos: além das cidades que já contavam com o serviço – Caxias do Sul, Montenegro, Porto Alegre e Erechim –, o projeto está em processo de implantação em mais sete municípios. Ijuí, Taquara, Cruz Alta, Farroupilha, Venâncio Aires, Pelotas e Tramandaí poderão contar, a partir deste ano, com as ações de turno inverso da escola. 

Em função da pandemia, as atividades 2021 iniciarão de acordo com os decretos dos órgãos municipais e estadual, atendendo aos devidos cuidados e protocolos de saúde. Incentivar a autonomia, o protagonismo e a criatividade de crianças de 6 a 12 anos são os principais objetivos do projeto originário do Departamento Nacional do Sesc, que passou por um processo de reconstrução do modelo pedagógico. “Com atividades escolares e encontros presenciais possivelmente ainda com restrições neste primeiro semestre de 2021, o projeto vai ser adaptado conforme a situação sanitária de cada município, para cumprir as recomendações das autoridades e dos decretos vigentes. O propósito de ampliar conhecimentos, habilidades e complementar os estudos de forma divertida, virou uma ferramenta ainda mais relevante neste período de pandemia e faremos as adaptações necessárias para atender em ambiente virtual ou híbrido, conforme as possibilidades que tivermos”, explica a coordenadora de Educação Continuada do Sesc/RS, Fernanda Moehlecke. Em breve serão divulgadas mais informações sobre as inscrições em cada cidade. Mais informações pelo www.sesc-rs.com.br/criarsesc.

Na edição 2020, entre as ações apresentadas pelas educadoras estiveram desafios psicomotores, nos quais as crianças foram orientadas a criar circuitos com os materiais que tinham em casa, atividades de reciclagem, em que os participantes deveriam transformar itens que iriam para o lixo em algum objeto para ser usado no dia a dia, e videoaulas para conversarem sobre animações sugeridas pelas instrutoras. Uma das propostas que mais emocionou os pais, alunos e as educadoras foi o envio de correspondências físicas para os alunos. “Pensamos em mandar as cartas, pois é algo tangível, já que estamos vivendo muito o virtual. E deu super certo! Relatei como estava me sentindo e coloquei a tamanha falta que eles faziam para mim. Além disso, fizemos três questionamentos: o que está aprendendo nesse tempo em casa? O que mais sente falta nesse período? O que você espera do mundo pós-pandemia? Após algumas semanas, as respostas foram chegando e começamos a nos emocionar com os relatos”, conta a instrutora pedagógica do Criar Sesc de Novo Hamburgo, Géssica Antoniazzi.

Além das tarefas enviadas aos alunos inscritos no programa, os instrutores do Criar Sesc também auxiliaram a elaborar as dicas do portal www.pertodevc.com.br, no qual o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac reuniu cursos, palestras, oficinas, ações culturais e atividades para crianças, idosos e professores durante o período de distanciamento social. Por meio de vídeos, links para sites com conteúdo especializado e cartilhas como a disponível em tinyurl.com/atividadesphe, pais de toda a comunidade têm acesso a sugestões de atividades para entreter os filhos e ajudar a desenvolver as habilidades corporais e criatividade dos pequenos.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.