Sesc

Ações do Sesc Santa Rosa em 2020 tiveram foco em cultura, turismo, educação e esporte

12 de janeiro de 2021

Entidade precisou se adaptar ao novo momento para seguir levando seus serviços à comunidade (Foto: Divulgação)

A pandemia da Covid-19 alterou a rotina de todo o mundo e foi preciso se adaptar. Para seguir próximo da comunidade, o Sesc Santa Rosa se reinventou. Os eventos on-line e em formato drive-in foram importantes para que a entidade pudesse seguir prestando os serviços e promovendo bem-estar para a população. 

Na área do esporte, a unidade promoveu o Sesc Correr em Casa, o Circuito Sesc de Pesca Esportiva e a Academia On-Line. O projeto Maturidade Ativa reforçou o seu compromisso com os idosos por meio de ações virtuais, com o envio de aulas gravadas de exercícios físicos e atividades para fortalecer a concentração e memória.

Outro destaque de 2020 foi o Sesquinho, com eventos como o Pedalando em Casa, Festival de Bolhas de Sabão, Piquenique em Casa, Barulhando, Festival Sesquinho na Cozinha, Festival de Cataventos e Jogando em Casa, com drive-thru para entrega de materiais pedagógicos. 

No turismo, antes do isolamento social, o Sesc Santa Rosa realizou viagens com o Pacote Praia Formosa, no Espírito Santo, em janeiro, e o Pacote Rio de Janeiro, em fevereiro. Já na cultura, antes da chegada da pandemia foi realizada uma apresentação do espetáculo teatral Retrato – Revelando Histórias em evento de formação de professores, envolvendo os municípios de Santo Cristo, Porto Vera Cruz e Alecrim. Com o distanciamento, a unidade começou a realizar eventos virtuais, como as lives da Lenha Folk Orchestra e da dupla Léo e Cauhã, além do CineSesc Drive-In, com oito sessões no total, nos meses de julho, setembro, outubro e dezembro. Nas sessões de setembro, houve arrecadação de alimentos, direcionados para as Instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil.

“O ano de 2020 foi diferente, novos hábitos e novas prioridades surgiram. Um ano que nos obrigou a sair da zona de conforto, buscando desenvolver ações diferenciadas para atender e manter nossos clientes e parceiros. Foi um ano difícil, mas também foi um ano de descobertas, pois plantamos muitas sementes, cujos frutos serão colhidos nos próximos anos que virão”, ressalta Edson Flores de Campos, gerente do Sesc Santa Rosa.

Para 2021, o Sesc Santa Rosa manterá as ações de esporte (incluindo os eventos esportivos e as atividades de Musculação, Ginástica e Pilates), cultura, educação, turismo e assistência social, com o Grupo da Maturidade Ativa. No turismo, a proposta é a realização de pacotes para explorar os destinos locais e regionais, com viagens de curta duração, mantendo os protocolos de saúde e distanciamento social. A Maturidade Ativa seguirá as atividades com foco no desenvolvimento físico e com vivências e experimentações pedagógicas e culturais. 

A unidade também está prevendo a criação de um projeto de formação de professores que envolve o desenvolvimento de ações afirmativas nas temáticas negras e indígenas. Com o título Multiculturalismo e as Ações Afirmativas – desconstruir para construir, a iniciativa sugere reflexões e propõe ações para o desenvolvimento de outras narrativas a respeito das diferentes culturas que constituem o nosso povo, com o intuito de valorização e visibilidade para histórias apagadas e vozes silenciadas. A formação será de forma contínua, com encontros presenciais ou virtuais ao longo de todo o ano de 2021, por meio de uma parceria entre o Sesc e as secretarias de educação dos 36 municípios da abrangência do Sesc Santa Rosa.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.