Sesc

Ações on-line marcaram a programação do Sesc Lajeado em 2020

15 de janeiro de 2021

Por conta do distanciamento social, atividades presenciais foram adaptadas ao virtual (Foto: Divulgação)

Em um ano atípico por conta do novo coronavírus, o Sesc Lajeado reinventou-se para seguir oferecendo seus serviços à comunidade. Mesmo com as atividades presenciais adaptadas para o formato on-line, não faltou solidariedade ao longo de 2020. Em janeiro e fevereiro, foram realizados o projeto Brincando nas Férias e as etapas municipais do Circuito Verão Sesc de Esportes.

Com a chegada da pandemia, em março, a unidade intensificou os cuidados nas atividades sistemáticas, com a odontologia e o Espaço Saúde seguindo todos os protocolos vigentes. A academia e a nutrição passaram a realizar atividades e consultas virtuais. O tradicional Dia do Desafio aconteceu inteiramente on-line, em parceria com outros 25 municípios da região, e o Sesc Correr em Casa teve provas em abril, julho e setembro.

Na área da cultura, as contações de histórias e leituras de trechos de livros passaram a acontecer em plataformas digitais durante os meses de maio e junho. O Projeto Ao Vivo pela Vida promoveu um circuito de 10 lives com bandas e músicos locais, com arrecadação de alimentos para o Mesa Brasil. A comunidade de Lajeado também teve acesso ao cinema ao ar livre, por meio de oito sessões realizadas em parceria com o Sicredi entre junho e novembro. 

A solidariedade esteve em alta nas atividades do Programa Mesa Brasil e Voluntariado Sesc, que não pararam durante a pandemia. Mesmo isolados em casa, os integrantes da Maturidade Ativa seguiram realizando ações on-line e participando de ações sociais. Em setembro, com a diminuição de casos de infecção pelo coronavírus no município, o Sesquinho de Lajeado foi a primeira escola da rede Sesc a retomar as aulas no turno integral, respeitando todos os cuidados e protocolos de segurança impostos pelo poder público.

Este também foi um ano de estreias, com a realização da 1ª Festa Literária Virtual de Lajeado, de 19 a 25 de outubro, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, Univates, Alivat e Unimed VTRP, e com o 1º Concurso Arte na Cidade, que pintou pontos estratégicos da cidade com três grafites, realizados pelos artistas vencedores do concurso. “Com muita superação e aprendizado, conseguimos dar sequência às nossas atividades. De um jeito diferente, com a rápida adaptação e adequação das nossas ações, e com o cuidado e a coragem dos nossos colaboradores, conseguimos cumprir nosso propósito, que neste ano, em especial, fez ainda mais sentido: cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes”, destaca a gerente do Sesc Lajeado, Rosa Betina Durayski.

Para 2021, a novidade, a partir do 2º semestre, será a implantação do projeto Criar Sesc, que proporcionará a crianças de 6 a 12 anos, no turno oposto ao escolar, uma experiência de educação integral, que considera as diferentes linguagens do brincar como forma de construir conhecimento. Também estão previstas a realização do Seminário Sesc de Educação, do 2º Arte na Cidade e da 15ª Feira do Livro de Lajeado

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.