As alterações no Simples Gaúcho são tema de último vídeo da série sobre a Reforma Tributária

24 de fevereiro de 2021

Na Reforma Tributária, o Simples Gaúcho sofreu alterações que impactarão diretamente no dia a dia dos empresários. A assessora tributária da Fecomércio-RS, Catiuce Lopes, gravou um vídeo explicando o que mudou, quais contribuintes terão isenção de ICMS, como ficou a tabela e o prazo de entrada em vigor.

A Lei 15.576, em vigor desde o fim do ano passado, institui a Reforma Tributária do Rio Grande do Sul. O texto dispõe, dentre diversas outras, sobre alterações nas alíquotas de ICMS, no Simples Gaúcho, sobre o fim do Diferencial de Alíquotas, e sobre a delimitação da alíquota de 12% em operações entre empresas gaúchas. A Reforma, que moderniza o sistema tributário, deve trazer uma redução de aproximadamente R$ 500 milhões da arrecadação neste ano. Há anos, a Fecomércio-RS se posiciona a favor da redução da carga tributária para recuperação da competitividade das empresas gaúchas. Apesar da Reforma não ter trazido somente boas notícias – a exemplo do Simples Gaúcho que teve uma pequena redução em relação aos benefícios que as empresas do Simples Nacional têm – a entidade comemorou o feito.

Assista ao vídeo completo abaixo: