SOBRE O GIRO PELO RIO GRANDE 

 

O Giro Pelo Rio Grande promove, desde 2011, eventos em todas as regiões do Estado, fazendo uma integração entre empresários, sindicatos e a Fecomércio-RS, com o intuito de  fortalecer a atuação e a representatividade. O evento itinerante discute as principais pautas que estão diretamente ligadas às empresas do setor terciário gaúcho.

 

SOBRE A FECOMÉRCIO-RS 

 

A Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul) representa as empresas do comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul, que atuam nas mais diversas cadeias produtivas da economia e compõem 53% do PIB estadual, gerando riqueza, emprego e crescimento.  

Presente em todos os pontos do Estado, a Fecomércio-RS utiliza sua força política e institucional em prol da comunidade gaúcha. Opera com representatividade na defesa dos empresários do comércio promovendo o empreendedorismo e o desenvolvimento de empresas responsáveis por aproximadamente 1,5 milhão de empregos formais no Rio Grande do Sul. 

 

PAINELISTAS 

 

 

Fernando Schuler  

Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É Professor em tempo integral e pesquisador no Insper. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, diretor do IBMEC e Diretor da Fundação Iberê Camargo. É criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento.  Colunista da Revista Veja e do Grupo Bandeirantes de Comunicação. 

 

Lucas Schifino 

É economista formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Economia Aplicada na mesma universidade. Recebeu o segundo lugar no prêmio de melhor dissertação de Mestrado do Conselho Regional de Economia em 2013. Participou como autor dos livros “O Rio Grande tem saída?” e “E agora gauchada”, sobre a economia do Rio Grande do Sul e foi professor de pós-graduação da UniRitter. Atua no Sistema Fecomércio-RS/SESC/SENAC desde 2011, ocupando atualmente o cargo de gerente da Assessoria Parlamentar.

 

Marcelo Portugal   

Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Ph.D. em Economia pela Universidade de Warwick, na Inglaterra. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professor dos Programas de Pós-Graduação em Economia e em Administração (finanças), e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além da sua atividade acadêmica, atua também como consultor econômico de empresas e organizações. Em 2012, foi escolhido “Economista do Ano” pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON-RS) e, em 2014, recebeu da Câmara de Vereadores de Porto Alegre o título de “Cidadão Honorário de Porto Alegre”.

 

 

LOCAL:

Biblioteca Pública
Avenida Vinte e Sete de Janeiro, 422
Jaguarão/RS

 

Inscreva-se abaixo

Captcha obrigatório
Sua inscrição foi realizada com sucesso!

 

REALIZAÇÃO