OS DESAFIOS DO BRASIL EM ANO ELEITORAL

 

2024: ano de eleições municipais. Com o tema “Desafios do Brasil em um ano eleitoral”, o Giro Pelo Rio Grande, evento promovido pela Fecomércio-RS, coloca em debate os rumos que as cidades brasileiras podem tomar com o processo das urnas e o que deve pautar os debates entre os candidatos. Como em todas as edições anteriores, o objetivo é apresentar os posicionamentos da entidade frente à realidade do Estado e debater com a sociedade gaúcha formas de melhorar o Brasil e o Rio Grande do Sul.

SOBRE A FECOMÉRCIO-RS 

 

A Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul) representa as empresas do comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul, que atuam nas mais diversas cadeias produtivas da economia e compõem 53% do PIB estadual, gerando riqueza, emprego e crescimento.  

Presente em todos os pontos do Estado, a Fecomércio-RS utiliza sua força política e institucional em prol da comunidade gaúcha. Opera com representatividade na defesa dos empresários do comércio promovendo o empreendedorismo e o desenvolvimento de empresas responsáveis por aproximadamente 1,5 milhão de empregos formais no Rio Grande do Sul. 

 

PAINELISTAS

 

 

Adolfo Sachsida   
Adolfo Sachsida possui doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2000), e pós-doutorado na Universidade do Alabama (2005). Também é advogado. Foi ministro de Minas e Energia no período maio a dezembro de 2022 e secretário de Política Econômica, no Ministério da Economia, no período janeiro de 2019 a abril de 2022. Tem experiência nas áreas de macroeconomia, política econômica, política energética e política mineral.

 

 

 

Fernando Schüler   
Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É Professor e pesquisador no Insper. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Diretor Geral do Ibmec, no Rio de Janeiro, e Diretor da Fundação Iberê Camargo. É colunista da Revista Veja, do Grupo Bandeirantes de Comunicação e também criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento.

 

 

Lucas Schifino  
Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Economia Aplicada na mesma universidade. Recebeu o segundo lugar no prêmio de melhor dissertação de Mestrado do Conselho Regional de Economia em 2013. Participou como autor dos livros “O Rio Grande tem saída?” e “E agora gauchada”, sobre a economia do Rio Grande do Sul e foi professor de pós-graduação da UniRitter. Atua no Sistema Fecomércio-RS/SESC/SENAC desde 2011, ocupando atualmente o cargo de gerente de Relações Governamentais.

 

 

 

INSCRIÇÕES 

 

A inscrição é individual e aceita apenas uma inscrição por e-mail cadastrado.

Rio Grande (08/05/24)

PROGRAMAÇÃO

 
18h30min – Recepção 
19h – Abertura
19h15 – Giro pelo Rio Grande: Desafios do Brasil em um ano eleitoral
21h – Encerramento

 

LOCAL

 
Laghetto Villa Moura – Gen. Neto, 333 – Centro, Rio Grande – RS
 
 
 
 
 
 
 

 


CONTATO

 

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail eventos@fecomercio-rs.org.br

 

REALIZAÇÃO