Quem somos

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) representa as empresas do comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul, que atuam nas mais diversas cadeias produtivas da economia e compõem 52,7% do PIB estadual, gerando riqueza, emprego e desenvolvimento.

Representatividade

Presente em todos os pontos do Rio Grande do Sul, o Sistema Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) utiliza sua força política e institucional em prol da comunidade gaúcha.

Opera com representatividade na defesa dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, promovendo o empreendedorismo e o desenvolvimento de 570 mil estabelecimentos, responsáveis por aproximadamente 1 milhão e 600 mil empregos formais no Estado.

O Sistema Fecomércio-RS conta com 109 sindicatos empresariais em sua base para subsidiar e intensificar suas ações. Gerencia ainda o Sesc/RS e o Senac-RS, com mais de uma centena de Unidades Operacionais no Estado, proporcionando ações na área de bem-estar social e qualificação profissional a milhares de gaúchos.

Bandeiras defendidas pela Fecomércio-RS:

Educação de qualidade
Melhoria da qualidade da educação e fortalecimento da atuação do Senac e Sesc.

Formalização e longevidade das empresas
Facilidade para abrir e fechar empresas e melhoria do ambiente de negócios.

Modernização na relação capital e trabalho
Fortalecimento das das negociações coletivas e atualização da legislação trabalhistas.

Racionalização dos tributos
Simplificação do sistema de arrecadação.

Gestão pública eficiente e eficaz
Transparência, agilidade e responsabilidade.

Busca de harmonia

Devemos contribuir para a perfeita harmonia na organização e em todas as relações.

Consciência em ação

Façamos tudo com consciência, praticando empatia com todos os que poderão ser afetados por nossa decisão.

Devemos trazer à tona a verdade e prezar por ela.

Responsabilidade pelo todo

O espírito é de responsabilidade compartilhada, em que todos assumem a resolução dos problemas.

pronovo

Pró-soluções

Devemos canalizar nossa energia para o construtivo, o preventivo e o inovador.

eq-novo

Equilíbrio de interesses

A estrutura de governança delega autoridade para que haja diálogo e deliberações em todas as partes da organização.

respeitonovoRespeito à diversidade

Todas as pessoas devem ser tratadas com igualdade, dignidade e imparcialidade.

sustentabilidadenovoSustentabilidade

Devemos atuar de forma sustentável, contribuindo para a manutenção das futuras gerações.