Quem somos

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) é uma entidade sindical de grau superior que integra o Sistema Confederativo de Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), a que se refere o artigo 8º, inciso IV da Constituição Federal.

Foi constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das categorias econômicas inseridas no plano da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que são: 1º Grupo – Comércio Atacadista, 2º Grupo – Comércio Varejista, 3º Grupo – Agentes Autônomos do Comércio, 4º Grupo – Comércio Armazenador e 5º Grupo – Turismo e Hospitalidade.

Até 1998, o Rio Grande do Sul contava com cinco federações do comércio e de serviços, que atuavam de forma distinta. Até que em 12 de dezembro de 2000 houve uma fusão, em que foi originada a atual Fecomércio-RS, com sede e foro em Porto Alegre e base territorial em todo o Estado. A comemoração do aniversário da entidade é feita em 03 de agosto, sendo considerado 1945 o seu ano de surgimento, data em que a antiga Federação Varejista (pré-fusão) foi fundada.

Representatividade

Setor empresarial terciário em ação

O Sistema Fecomércio-RS representa mais de 569 mil estabelecimentos do comércio de bens, serviços e turismo, que geram cerca de um milhão de empregos formais no Rio Grande do Sul. Atuando em favor do empreendedorismo, do conhecimento e da qualidade de vida do povo gaúcho, o Sistema agrega o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS), o Instituto Fecomércio-RS de Pesquisa (Ifep) e o recém-criado Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Ccergs).

A Entidade atua no âmbito político-institucional na geração de condições à qualificação e ao desenvolvimento do setor que representa, com o objetivo de defender um cenário que possibilite o empreendedorismo e a expansão das atividades econômicas.

Tendo a missão de assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados sustentáveis, a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) reúne 112 sindicatos patronais.

Bandeiras defendidas pela Fecomércio-RS:

Educação de qualidade
Melhoria da qualidade da educação e fortalecimento da atuação do Senac e Sesc.

Formalização e longevidade das empresas
Facilidade para abrir e fechar empresas e melhoria do ambiente de negócios.

Modernização na relação capital e trabalho
Fortalecimento das das negociações coletivas e atualização da legislação trabalhistas.

Racionalização dos tributos
Simplificação do sistema de arrecadação.

Gestão pública eficiente e eficaz
Transparência, agilidade e responsabilidade.

Busca de harmonia

Devemos contribuir para a perfeita harmonia na organização e em todas as relações.

Consciência em ação

Façamos tudo com consciência, praticando empatia com todos os que poderão ser afetados por nossa decisão.

Devemos trazer à tona a verdade e prezar por ela.

Responsabilidade pelo todo

O espírito é de responsabilidade compartilhada, em que todos assumem a resolução dos problemas.

pronovo

Pró-soluções

Devemos canalizar nossa energia para o construtivo, o preventivo e o inovador.

eq-novo

Equilíbrio de interesses

A estrutura de governança delega autoridade para que haja diálogo e deliberações em todas as partes da organização.

respeitonovoRespeito à diversidade

Todas as pessoas devem ser tratadas com igualdade, dignidade e imparcialidade.

sustentabilidadenovoSustentabilidade

Devemos atuar de forma sustentável, contribuindo para a manutenção das futuras gerações.