Abril Verde: enfermeira destaca a importância da segurança e saúde no trabalho
15/04/2024
O Abril Verde busca trazer uma mudança cultural nos espaços ocupacionais para a criação de locais saudáveis e seguros.

A campanha Abril Verde tem como propósito conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho, disseminando ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral. De acordo com a enfermeira especialista em saúde do trabalhador e coordenadora dos cursos da área da saúde do Senac Santana do Livramento, Aurélia Ribas, “a data surgiu a partir de uma tragédia ocorrida em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Na ocasião, 78 trabalhadores perderam a vida em um acidente de trabalho”.

Ela explica que o Abril Verde busca trazer uma mudança cultural nos espaços ocupacionais, sensibilizando tanto colaboradores quanto empregadores para a criação de locais saudáveis e seguros. Conforme a especialista, a campanha e as medidas não se limitam apenas a acidentes físicos, mas também a doenças mentais. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nosso conceito de saúde atual engloba saúde física, mental e social. Hoje já entram nas estatísticas o estresse ocupacional, depressão, ansiedade e a síndrome de burnout”, afirma.

Para a educadora, ter consciência e um olhar sensível para jornadas excessivas e ambientes insalubres contribui para a redução dos índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Entre as estratégias que podem ser utilizadas para envolver as empresas na promoção da saúde e segurança do trabalhador, Aurélia destaca “ações focadas na prevenção e na educação em saúde, uso correto de EPIs e ergonomia”. Além disso, ela ressalta que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA é obrigatória para empresas com mais de 20 funcionários.

Quanto ao papel dos profissionais de saúde nesse contexto, a enfermeira diz que eles devem ter um olhar atento para o outro e também para o seu autocuidado, pois para cuidar de alguém é necessário estar bem. “Há pouco tempo, vivenciamos enquanto profissionais da saúde, um período caótico tanto para saúde física quanto emocional. A pandemia mostrou a fragilidade, a sobrecarga de trabalho, o esgotamento mental, a falta de EPIs e, entre outras questões, acarretou em um número expressivo de profissionais que perderam suas vidas, tentando salvar outras”, pondera.

Em relação à abordagem de campanhas como o Abril Verde no ensino de saúde do Senac Santana do Livramento, Aurélia comenta que os estudantes “têm incluso em seu plano de curso noções acerca de biossegurança, prevenção de doenças ocupacionais, normas regulamentares e uso correto de EPIs”. Além disso, a docente celebra que a escola está prestes a concluir sua primeira turma de especialistas técnicos em enfermagem do trabalho já que esses profissionais são cada vez mais essenciais para o mercado.

E para quem deseja ingressar na área da saúde, o Senac Santana do Livramento está com inscrições abertas para diversos cursos no ramo. Para conhecer as opções os interessados devem acessar o site ou comparecerem presencialmente na escola, localizada na rua Duque de Caxias, 2049, no bairro Centro. Mais informações pelo telefone (55) 3244-4253 ou pelo WhatsApp (55) 99113-5554.

Tags: