Farroupilha recebe Reunião Regional da Fecomércio-RS
22/04/2024
Sindical
Farroupilha recebe Reunião Regional da Fecomércio-RS

A Fecomércio-RS realizou nesta segunda-feira (22) mais uma Reunião Regional com o objetivo de estreitar os laços com seus representados e ouvir as pautas ligadas ao setor terciário. O encontro, realizado na sede do Sindilojas de Farroupilha, foi presidido pelo dirigente da Federação, Luiz Carlos Bohn, acompanhado dos presidentes do Sindigêneros e Sindilojas, Gilberto Antonio Nienov e Cladir Olimpio Bono, além do prefeito municipal, Fabiano Feltrin.

“A proximidade e escuta ativa com os sindicatos é uma das prioridades da nossa gestão”, enfatizou o presidente Bohn em sua fala de boas-vindas. “Que esse encontro fique marcado pela troca de ideias e ações concretas”, complementou a liderança do Sindilojas Farroupilha. Finalizando a abertura, o prefeito Fabiano Feltrin agradeceu o convite e destacou a importância de eventos como este para a região. “Precisamos estar juntos do Sistema S para trabalharmos por um futuro melhor”, finalizou.

Inovação foi o tema central da reunião

Com a temática “Inovação para o comércio, turismo e serviços”, a primeira palestra do evento foi apresentada pelo coordenador do Lab Fecomércio-RS, Gelson Junqueira, que apresentou aos presentes todos os serviços que o Laboratório de Inovação da Casa do Comércio Gaúcho tem à disposição dos sindicatos, destacando que este mês o Lab entrou no 5º ciclo de incubação de startups, que atuam com o objetivo de fornecerem soluções de melhorias na gestão das entidades e seus filiados.

Seguindo a proposta de inovação, colaboradores da Gerência de Tecnologias Educacionais (GETE) do Sistema, trouxeram os principais pontos ligados à Inteligência Artificial (IA) e suas ferramentas e formas de inovação, e como isso pode ser aplicado nos serviços oferecidos pelos empresários em suas regiões.

Representantes dos sindicatos apresentaram suas pautas

Ao final das palestras, lideranças de diversos sindicatos puderam colocar em pauta suas principais demandas junto à Federação. Além do aumento no valor dos pedágios que ligam as cidades da Serra Gaúcha, outro ponto de destaque apontado pelos dirigentes é a proposta de aumento da alíquota do ICSM proposto pelo Governo do Estado.

O gerente de Relações Governamentais da Fecomércio-RS, Lucas Schifino, trouxe aos presentes as últimas atualizações em relação ao tema e apresentou uma análise dos índices econômicos do Rio Grande do Sul, justificando que não é plausível a decisão do governo. “Com a elevação da alíquota, cada gaúcho terá que pagar, em média, cerca de R$267,00 a mais por ano em impostos”, pontuou. O presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, aproveitou para enfatizar que a Fecomércio-RS é totalmente contrária a proposta de aumento e continuará mantendo o seu posicionamento.

Programa da CNC auxilia com os conteúdos sobre gestão

Finalizando a reunião, o colaborador do Núcleo de Gestão (NUGE) do Sistema, Juliano Rodrigues, trouxe mais uma iniciativa com foco no aprendizado na área de gestão. O Programa Atena, criado pela Universidade Corporativa do Sistema CNC (UniCNC), é um projeto de capacitação e palestras que promove ações educacionais para desenvolver as competências das pessoas que compõe as entidades do Sistema CNC (CNC, Federações e Sindicatos).

Com foco na troca de boas práticas, o programa, além de destinar reconhecimentos e premiações para os melhores alunos, através do sistema de gamificação, possibilita a avaliação da gestão das entidades e um planejamento estratégico para os sindicatos. Mais informações podem ser acessadas no site https://atena.portaldocomercio.org.br/.

Tags: