A noite de quinta-feira (21/11) foi de celebração dos 80 anos de uma das mais importantes entidades de São Leopoldo, o Sindilojas. A festa aconteceu no Restaurante Tênis Clube com a presença de eEmpresários, parceiros, colaboradores e imprensa, entre eles o presidente do Sistema Fecomécio-R/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn.
O Sindicato do Comércio Varejista de São Leopoldo, atualmente Sindilojas São Leopoldo, foi fundado em 28 de maio de 1944 e a Carta Sindical outorgada em 24 de março de 1945. O presidente do Sindilojas São Leopoldo, Walter Seevald, destacou as conquistas da entidade nessas oito décadas, entre elas a liberdade da abertura do comércio aos sábados e domingos. “Em 1988 São Leopoldo seria a sede do primeiro shopping no interior do Rio Grande do Sul e o comércio não podia trabalhar sábados pela tarde. Foram meses de negociações intensas que culminaram com a extinção do anômalo “sábado inglês”. Em 2002, foi necessária nova ação que culminou em tribunais superiores para a adequação da legislação municipal em relação ao trabalho do comércio aos domingos”, destacou Walter.
Sobre o Sindilojas
A entidade sindical de 1º grau, filiada à Confederação Nacional do Comércio (CNC) e à Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, (Fecomércio-RS), faz parte do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. São 109 sindicatos filiados representando mais de 546 mil estabelecimentos do comércio de bens, serviços e turismo, geradoras de aproximadamente 1,5 milhão de empregos formais no Rio Grande do Sul.
Com sede em São Leopoldo e Delegacia Sindical na cidade de Estância Velha tem representação legal abrangendo nove municípios: São Leopoldo, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Portão, Presidente Lucena e Santa Maria do Herval. Nesta base de representação, existem 5.712 empresas (em 2019) cadastradas.