Sistema Fecomércio

Somos diversos, somos múltiplos. Mas o que temos em comum? Temos o propósito de impactar a vida dos gaúchos, seja no desenvolvimento, seja na felicidade ou na mudança. A nossa união fortalece ainda mais nosso jeito de ser! Ao olhar para nós mesmos, o que vemos? Diversidade, inovação e excelência! Tudo isso guiado pela paixão pelo propósito e pelo cuidado com as pessoas, com a mais genuína atuação em rede acontecendo todos os dias, rumo a um verdadeiro crescimento sustentável!

Diretriz Estratégica ESG

A atuação sustentável do Sistema Fecomércio-RS - Sesc e Senac leva em consideração a Diretriz Estratégica ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance - ambiental, social e governança), usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, alinhados aos ODS.

Responsive image

Modelo de gestão da Sustentabilidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos. O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac desenvolvem suas ações alinhadas com os ODS. Desde 2018 o Senac-RS e 2019 o Sesc/RS são signatários do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), comprometendo-se com os 10 princípios relacionados a Diretos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Acessar

E: Enviromental/Ambiental:

Programa de Sustentabilidade

Responsive image

S: Social:

Programa Somar

O SOMAR é o novo programa de impacto social do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. Por meio dele, serão executados projetos que transformem realidades das comunidades em que o sistema atua. E tem como objetivos:

  • Gera impacto social positivo nas comunidades locais.
  • Contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • Possibilita a transformação de uma realidade vigente, sempre levando em consideração as questões sociais, ambientais e de governança.
  • Potencializa as parcerias com outras partes interessadas, fortalecendo a imagem e o protagonismo do Sistema Comércio.

Utiliza a Teoria da Mudança, que é uma ferramenta que tem por objetivo mapear e sistematizar, de forma visual, uma mudança outra transformação esperada por uma iniciativa e qual o caminho para atingir essa mudança.

Teoria da Mudança

Responsive image

Resultados
Conheça os nossos projetos


Acessar

Governança

A estrutura de governança está alicerçada nos regulamentos internos e em referenciais de excelência em gestão. As funções da governança são: definir o direcionamento estratégico assertivo para o alcance dos resultados, supervisionar a gestão, envolver as partes interessadas, gerenciar riscos estratégicos, conflitos internos, auditar o sistema de gestão e controle, promover a accountability (prestação de contas e responsabilidade) e a transparência.

As demonstrações contábeis e as notas explicativas também estão disponíveis no Portal da Transparência, no caminho: www.sesc-rs.com.br e https://www.senacrs.com.br

A Fecomércio-RS, Sesc e Senac inovaram seus Códigos de Ética e a versão atualizada do Canal de Ética é permitido que a denúncia seja feita de maneira anônima, mas que sempre relate o maior detalhamento possível. Toda denúncia recebida é conduzida pela gerência de Conformidade, em conjunto com a área responsável pelo processo e ações necessárias.

As normas podem ser acessadas nos seguintes endereços eletrônicos: