Notícias

1º de abril: No Dia da Mentira, Sesc/RS ajuda a desvendar o que é verdadeiro sobre o novo coronavírus

31 de março de 2020

Divulgação Senac-RS

Textos e vídeos que circulam nas redes sociais sobre prevenção e cura trazem informações falsas que podem prejudicar a saúde

 

Primeiro de abril é Dia da Mentira, mas, antes mesmo da data, já tem muita gente sendo vítima de notícias falsas sobre o novo coronavírus. Para ajudar a combater a epidemia e manter a saúde física e mental durante o período de distanciamento social, a gerente de Saúde do Sesc/RS, Mari Estela Kenner, esclarece o que é mentira e o que é verdade sobre a Covid-19, para que ninguém seja enganado neste 1º de abril. 

 

Beber muita água e fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre previne coronavírus: Mentira

O novo coronavírus é uma estrutura minúscula que se multiplica ao entrar nas células do trato respiratório. Não há qualquer base científica para afirmar que beber água ou fazer gargarejo possa prevenir a Covid-19. Manter a hidratação é importante para o organismo sempre, mas beber água ou fazer gargarejos não elimina o vírus do organismo nem impede a contaminação entre as pessoas. 

 

É seguro doar sangue durante a epidemia: Verdade 

Doar sangue não é apenas seguro, como necessário neste momento. Os estoques estão reduzidos, mas ainda há muitas pessoas que precisam da doação para tratamento médico. Por isso, se for sair de casa, que seja para realizar esta boa ação, tomando todos os cuidados no trajeto como evitar tocar o rosto, lavar as mãos frequentemente, reforçar a limpeza do carro – principalmente maçaneta, volante, câmbio, espelho – e tirar os sapatos e trocar de roupa ao voltar para casa.

 

Coronavírus morre a temperaturas acima de 26ºC: Mentira

Há mensagens que dizem que os brasileiros estariam protegidos do novo coronavírus pois este morreria se exposto a temperaturas superiores a 26°C. No entanto, o vírus sobrevive e se reproduz no corpo humano, que tem uma temperatura média de 36°C, o que já derruba essa teoria.

 

Usar água e sabão é o meio mais eficaz para a limpeza das mãos: Verdade

O coronavírus é envolto por uma capa protetora de gordura, que se dissolve no contato com água e sabão. Portanto, lavar as mãos por 20 segundos, cobrindo toda a sua superfície, é um método de prevenção eficaz contra a Covid-19 e outras infecções virais. O álcool gel também pode ser útil nesses casos, mas deve ser usado nas situações em que não há disponibilidade imediata de água e sabonete. Portanto, se você está com dificuldade para comprar álcool gel, não se preocupe, o método mais simples também é o mais eficiente. 

 

Comer alho ajuda a prevenir a Covid-19: Mentira

Não existe, até agora, a comprovação de nenhum alimento ou chá que tenha eficácia no combate ao coronavírus. O alho é um alimento saudável, mas não tem qualquer efeito sobre o coronavírus especificamente. 

É importante lembrar que cientistas do mundo todo estão em busca de uma cura e pesquisando uma vacina para a Covid-19. Quando algum método eficiente de combate for desenvolvido, a notícia será anunciada pelos principais meios de comunicação. Portanto, desconfie de soluções fáceis ou caseiras que são enviadas por WhatsApp ou publicadas em redes sociais e lembre-se que tomar medicamentos por conta própria, sem indicação médica pode causar graves prejuízos a sua saúde.  

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac entende que este é um período de risco à saúde coletiva e, neste momento, preza ainda mais pelo cuidado e bem-estar da sociedade, clientes e colaboradores. Por isso, estamos tomando as providências possíveis para minimizar a propagação da Covid-19 e não sobrecarregar os serviços de saúde sem necessidade – entre elas, o adiamento ou o cancelamento de eventos que gerem aglomeração e a suspensão das atividades de todas as unidades Sesc/RS e Senac-RS, conforme orientação das autoridades públicas. Para continuarmos próximos das pessoas neste período de isolamento, disponibilizamos o portal www.pertodevc.com.br, onde estão mais de 200 cursos e serviços gratuitos para que todos possam se manter em atividade, tanto as educativas quanto de saúde e bem-estar, sem sair de casa. Mais informações pelos canais de Fale Conosco dos nossos sites, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) e demais canais oficiais de comunicação. Acesse www.pertodevc.com.br.