Newsletter

A importância da área da logística em Uruguaiana 

14 de abril de 2021

Divulgação Senac-RS

Coordenador do curso Técnico em Logística do Senac Uruguaiana comenta sobre o setor no município 

O profissional técnico em logística atua no planejamento, operacionalização, segurança e controle da cadeia produtiva e seu fluxo logístico. Executa procedimentos relacionados a suprimentos, produção, recebimento, armazenagem e distribuição de produtos, de modo a manter a qualidade, a viabilidade das operações logísticas, fazendo uso das tecnologias de informação e comunicação. Exerce suas atividades em organizações de comércio de bens, serviços, turismo e demais setores da economia, tais como transportadoras, centros de distribuição, hospitais, órgãos públicos, entre outras. Os números são promissores para a área: de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), a expectativa é de que o setor cresça no mínimo de 2% a 3% em 2021. 

Para o coordenador do curso Técnico em Logística EAD do Senac Uruguaiana, Rodrigo Mércio Silveira, profissionais que atuam nesta área são constantemente absorvidos pelo mercado, visto que a logística vem firmando seu papel como diferencial competitivo entre os elos das cadeias produtivas. “Podemos citar as novas oportunidades que surgem para o setor com os avanços tecnológicos como, por exemplo, o crescimento do e-commerce“, comenta. 

Em Uruguaiana não é diferente. Segundo o coordenador, o município firma-se como o maior porto seco da América Latina, e o fator por si só já possui representatividade do setor de transportes e armazenagem na economia da região: “A fronteira também tem um forte perfil para o agronegócio, que contempla uma cadeia produtiva para abastecer e possibilitar o escoamento da safra agrícola da região. Além disso, Uruguaiana cresce no seu comércio local com a abertura de freeshops e a possibilidade da privatização do aeroporto local”. 

Com intuito de formar profissionais para esse setor no mercado de trabalho, o Senac Uruguaiana está com inscrições abertas para o curso Técnico em Logística EAD. Na formação, com carga horária de 800 horas, o aluno desenvolve a capacidade de analisar e diagnosticar situações variadas, enfatizando as capacidades de raciocínio, avaliação e ponderação em termos estratégicos, operacionais, conceituais e teóricos. O participante também aprende a implantar programas de melhoria continuada, buscar redução de custos, melhorar a qualidade dos processos logísticos de armazenagem, transporte e distribuição de produtos junto às empresas que necessitam de operações logísticas em suas atividades diárias. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de abril, pelo site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos, ter acesso ao conteúdo programático e a metodologia de ensino, além da política de descontos oferecida pelo Senac. 

De acordo com o coordenador, o curso capacita o profissional para atuar na área e amplia a visão sistêmica sobre as possibilidades de atuação, pois como o aluno terá colegas de todo o Brasil, há trocas de informações para o mercado de trabalho. “Totalmente EAD, é dividido em três módulos e possui duração de 10 meses, onde o estudante terá conteúdos, videoaulas, momentos síncronos e práticas, via objetos de aprendizagem, que simulam o dia a dia da atuação do profissional. Tudo isso com um time de tutores que interagem com o aluno na construção das atividades e em suas dúvidas diárias”, acrescenta. 

Rodrigo afirma que a área da logística sempre foi de suma importância, mas, com a pandemia, ganhou ainda mais notabilidade: “Principalmente na formação de hospitais de campanha, entrega das vacinas, etc. A maioria dos fatores desse esforço fundamental para que a vida volte ao normal necessitam do planejamento de um profissional da área da logística”, finaliza. 

Mais informações sobre o curso oferecido pelo Senac Uruguaiana podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/uruguaiana ou WhatsApp (55) 99230-7168.