Notícias

Pessoas com comorbidades já começaram a ser vacinas no Rio Grande do Sul

3 de maio de 2021

Confira no site da Fecomércio-RS, a lista completa das comorbidades que, nesta fase, são prioridade no acesso à vacina (Foto: iStock)

Parte do grupo de comorbidades já começou a ser imunizado no Rio Grande do Sul contra a Covid-19. Em algumas cidades gaúchas, como por exemplo na Capital, a fase 1 desta etapa do plano nacional de imunizações está em andamento, concomitantemente às últimas aplicações nos idosos. Confira no site www.fecomercio-rs.org.br/unidoscontraovirus a lista completa de comorbidades. 

Com a campanha do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac o principal objetivo é levar informação aos gaúchos, mantendo todos atentos às fases da vacinação e sobre como se dará a organização dos grupos prioritários. “Queremos estimular as pessoas a se cuidarem ainda mais, por isso contamos também com a adesão dos empresários do comércio para que disseminem as informações junto a seus colaboradores. Nossa expectativa é que todos se conscientizem da importância de serem imunizados quando chegar sua vez”, lembra o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn.  

Segundo o Governo do RS, nesta fase 1 do grupo das comorbidades serão vacinados: 

  • Portadores de síndrome de down maiores de 18 anos;
  • Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos;
  • Gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos;
  • Pessoas com 54 a 59 anos com comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

 

A orientação é para que as pessoas fiquem atentas às orientações das autoridades de seus municípios. “No nosso site, além da lista de comorbidades, disponibilizamos materiais que podem ser compartilhados para estimularmos ainda mais pessoas sobre a relevância da vacinação”, acrescenta Bohn. Na página da Federação, há espaço ainda para que o público envie suas dúvidas a respeito dessa etapa. Os contatos estão sendo respondidos com o apoio de técnicos da área de saúde da instituição. Acesse www.fecomercio-rs.org.br/unidoscontraovirus

Desde o início da pandemiaSistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços de Sesc e Senac continuam sendo entregues, fazendo a diferença na vida das pessoas. Um exemplo disso é a programação on-line e gratuita disponível no portal Perto de Vc, com variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. Acesse o conteúdo pelo www.pertodevc.com.br.