Sesc

Sesc Protásio Alves dispõe de estrutura completa e equipe especializada para receber delegações de futebol e futsal

10 de maio de 2021

Com Hotel, Campo de Futebol nos padrões oficiais, Academia e Ginásio Poliesportivo, Unidade é referência para hospedagem e treinamento de equipes das modalidades (Foto: Divulgação)

Inaugurado há mais de 60 anos, o Sesc Protásio Alves, antigamente chamado de Sesc Campestre, possui uma área de 24 hectares em Porto Alegre, onde são realizadas atividades culturais, esportivas e de lazer. Além de oferecer diversos serviços e espaços para a comunidade em geral, a Unidade conta com uma estrutura completa e equipe especializada para receber delegações de futebol e futsal, o que tem consolidado o local como referência para eventos esportivos nacionais e internacionais em Porto Alegre.

Durante a Copa do Mundo de 2014, o Sesc Protásio Alves foi um dos três Centros de Treinamento Oficiais de Seleções (COTs) de Porto Alegre, junto à Arena e ao CT do Grêmio. Para receber o evento, o campo principal passou por uma adequação para alcançar o tamanho padrão Fifa (105 x 68 metros), ganhou um novo sistema de irrigação e teve a marcação das linhas e a instalação das traves acompanhadas por uma equipe da entidade máxima do futebol. Os vestiários e as arquibancadas também foram reformados, com a capacidade de público passando para 2,8 mil pessoas.

Outra vantagem para as equipes não precisarem se deslocar pela cidade é ter um Hotel dentro do complexo. O estabelecimento conta com colaboradores que têm experiência em hospedagem de delegações esportivas e oferece acesso exclusivo para ônibus, isolamento de andares para acomodar todo o staff dos clubes, formatação de quartos individuais, duplos ou triplos e Auditório para palestras e reuniões táticas. Também está disponível no local um Restaurante executivo, com controle de profissionais especializados em nutrição esportiva.

Além de ser selecionado para receber treinamentos de seleções durante a Copa, o Sesc Protásio Alves também sediou um dos maiores e mais importantes torneios de futebol juvenil do mundo: a IberCup Brasil 2020. Entre os dias 20 e 26 de janeiro, a Unidade foi cenário de jogos de 240 equipes de 12 países, com times de futebol masculino e feminino de atletas na faixa dos 9 aos 17 anos. Durante a competição, os times do Coritiba, Dynamo Kharkiv (Ucrânia) e Juventus (Itália) se hospedaram no Hotel, além da equipe de organização do campeonato. Nos últimos anos, a Unidade também tem recebido partidas do Brasileirão Feminino e do Gauchão Feminino.

A localização da Unidade (Avenida Protásio Alves, 6220 – bairro Petrópolis) é outro fator que tem pesado na escolha das equipes, devido ao fácil acesso ao Aeroporto Salgado Filho, à Arena e ao Beira-Rio. A estrutura desportiva inclui Hotel, Campo de Futebol, dois campos de Futebol Sete, Academia, Restaurante, Ginásio Poliesportivo, Auditório, Pista Atlética, Piscina Olímpica e vestiários. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3382-8843 / 8814 ou pelo e-mail reservasportoalegre@sesc-rs.com.br