Newsletter

Alunos do Senac-RS preparam-se para competição nacional

18 de maio de 2021

Júlia Ribeiro

Os alunos do Senac-RS selecionados para representar o Estado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, programada para outubro deste ano, estão com foco total na preparação. Neste mês de maio, os estudantes que disputarão as provas de Cabeleireiro, Serviços de Restaurante, Cozinha e Estética e Bem-Estar participam de uma série de simulados, com o objetivo de prepará-los para o desafio nacional. 

Nesta semana, Chrystian Bagiston Paiva, de Serviços de Restaurante, e Fernando Belle Casagrande, de Cabeleireiro, realizam diversas provas similares às aplicadas na etapa nacional. Já entre os dias 24 e 28 de maio, será a vez dos estudantes Amanda Ribeiro, de Estética e Bem-Estar, e Thiago Bertuol, da ocupação Cozinha, testarem seus conhecimentos e habilidades. Vale destacar que os representantes já venceram as etapas escolares e a regional. Agora, eles treinam cerca de oito horas por dia para vencerem a etapa nacional em outubro e garantirem a ida para a WorldSKills – a maior competição de educação profissional do mundo.

O que são Competições Senac de Educação Profissional 

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Se vencerem a etapa nacional programada para outubro, os alunos do RS representarão o Brasil na WorldSkills Shanghai 2022. 

Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Uma das provas de Cabeleireiro, por exemplo, consiste em realizar um penteado de acordo com a ocasião, em um tempo estimado (penteado de noiva, passarela, festa, etc). Já em Serviços de Restaurante, os alunos precisam desempenhar funções de identificação de bebidas e preparação de drinks, composição de mesa, serviço de jantar, entre outras.  Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo.

Simulado preparatório para a etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

Simulado de Serviços de Restaurante

Competidor: Chrystian Bagiston Paiva – aluno do Senac Bento Gonçalves

Data: 17 a 21 de maio

Local: Senac Bento Gonçalves

Simulado de Cabeleireiro

Competidor: Fernando Belle Casagrande – aluno do Senac Bento Gonçalves

Data: 17 a 21 de maio

Local: Senac Novo São Leopoldo

Simulado de Estética e Bem-Estar

Competidora: Amanda Bittencourt Ribeiro Póvoa – aluna do Senac Camaquã

Data: 24 a 28 de maio

Local: Senac Canoas 

Simulado de Cozinha

Competidor: Thiago Bertuol – aluno do Senac Pelotas

Data: 24 a 28 de maio

Local: Faculdade Senac Porto Alegre