Newsletter

A importância da vacinação pela ótica de quem vive do comércio

28 de maio de 2021

Lizete Deponti Marasca, de Uruguaiana, é uma das incentivadoras da campanha de imunização (Foto: Divulgação)

A campanha de vacinação contra a Covid-19 avança no Rio Grande do Sul e a expectativa é de que, o quanto antes, todos tenham acesso à imunização. Mas em paralelo a esta preocupação com a oferta de doses pelas autoridades de saúde, há uma outra ameaça que é a hesitação das pessoas em se imunizar. A comerciante de Uruguaiana Lizete Deponti Marasca aderiu à campanha de vacinação contra a Covid-19 e faz questão de reforçar a importância do engajamento: “É muito importante se vacinar. A desconfiança da população em relação à imunização cresceu nesta pandemia, criaram-se mitos e a desinformação também ajudou a criar essa situação. A vacina para todos é a solução, só assim as coisas vão voltar ao normal. Se isso não ocorrer, a pandemia continuará prejudicando o comércio e toda a economia mundial”.

Há 34 anos à frente da Foto e Vídeo Ltda, Lizete e o marido Luiz Carlos, de 54 e 58 anos, estão imunizados e com este movimento alimentam boa expectativa de retorno à normalidade, já que o comércio foi um dos setores mais afetados pela pandemia. “Foram criadas regras extremamente prejudiciais ao nosso setor, não ouviram nosso grito de socorro e hoje vemos muitas empresas fechando suas portas. Esse abre e fecha do comércio neste período todo de pandemia não é o suficiente, nem eficiente para conter a pandemia e é ainda prejudicial para a economia”, comenta a empresária que é de uma família dedicada ao comércio há muitos anos.

“Minha expectativa é que agora estamos indo para o caminho certo, a vacinação no RS está mais adiantada que em outros Estados. Mas se não fizermos nossa parte para conter esse vírus, não adianta querer achar culpados. O desenvolvimento econômico é sinônimo de geração de emprego, de renda e bem-estar social”, finaliza ela. 

Os movimentos do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac vão ao encontro do que relata a empresária e seguem incentivando a imunização completa de todos os públicos. No site www.fecomercio-rs.org.br/unidoscontraovirus a Federação reserva espaço especial para chamar atenção para a importância da imunização com informações sobre as comorbidades que têm prioridade e materiais que podem ser compartilhados livremente. “Queremos ver todos os gaúchos vacinados. Com esta campanha de incentivo #UnidosContraoVírus, o nosso maior objetivo é que todos fiquem seguros e tenham suas rotinas produtivas de volta à normalidade”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn.

Desde o início da pandemiaSistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços de Sesc e Senac continuam sendo entregues, fazendo a diferença na vida das pessoas. Um exemplo disso é a programação on-line e gratuita disponível no portal Perto de Vc, com variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. Acesse o conteúdo pelo www.pertodevc.com.br.