Newsletter

Ainda há vagas disponíveis para cursos gratuitos do Programa Qualifica Trans 

8 de junho de 2021

Iniciativa promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Senac-RS é oferecida em 18 municípios gaúchos

Com o objetivo de promover a capacitação profissional de pessoas transexuais e travestis em diversos municípios do Rio Grande do Sul, o Programa Qualifica Trans inscreve para cursos de qualificação em diversas cidades do Estado. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e da Secretaria da Cultura (Sedac) em parceria com o Senac-RS. Ao todo, 18 municípios gaúchos serão contemplados com vagas gratuitas em cursos do Senac-RS. As inscrições vão até o dia 15 de junho.

Para isso, os interessados precisam preencher o formulário (clique aqui para acessar). O processo de seleção é coordenado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), que encaminhará os inscritos selecionados aos cursos de cada cidade. Para se inscrever, é necessário ter o ensino fundamental completo. Vale destacar que a iniciativa visa inserir as pessoas transexuais e travestis no mercado de trabalho, de maneira rápida, possibilitando uma maior qualidade de vida através da qualificação profissional.

Sobre os cursos

As vagas são distribuídas nos cursos de “Design de Sobrancelhas”, “Informática Fundamental Office e Mobile”, “Preparando-se para o primeiro emprego” e “Preparo de Bolos e Tortas” (ver abaixo distribuição das vagas no Estado). O processo seletivo para as vagas tem critérios estipulados como condições socioeconômicas, e as inscrições são pelo site da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Educação e mercado de trabalho para pessoas trans

Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA),  estima-se que cerca de 70% das pessoas trans no Brasil não concluíram o ensino médio e que apenas 0,02% encontram-se no ensino superior.  Além disso, travestis e mulheres transexuais  são alvo preferencial da transfobia com os maiores índices de violência direta, indireta e suicídio. Também representam  o maior número quando analisados dados sobre o assassinato, em torno de 98% dos casos, por expressarem o gênero marcado em suas expressões de gênero femininas e afirmação de uma identidade pública. Ainda de acordo com a Antra, mais de 90% da população trans só encontra trabalho no mercado informal, principalmente na prostituição – retrato da exclusão do mercado de trabalho e da grande vulnerabilidade nos níveis social e pessoal.

Veja abaixo a lista dos cursos e as respectivas cidades:

Curso de Design de Sobrancelhas: Bento Gonçalves, Camaquã, Senac Centro Histórico – Porto Alegre, Farroupilha, Novo Hamburgo, Pelotas, Taquara e Tramandaí.

Informática Fundamental Office Mobile: Cachoeira do Sul, Carazinho, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Gramado, Ijuí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria, Santiago, Taquara, Senac Tech – Porto Alegre, Tramandaí, Viamão.

Preparando-se para o primeiro emprego: Cachoeira do Sul, Erechim, Santiago.

Preparo de Bolos e Tortas: Gramado.