Saúde

Saúde bucal: entenda por que escovar a língua é importante

2 de julho de 2021

Foto: Divulgação

Quando falamos em higiene bucal, logo associamos à escovação dos dentes e uso do fio dental. No entanto, para manter a saúde da boca, também é importante ficar de olho na limpeza da língua. Por conta da sua superfície rugosa, ela pode acumular restos de alimentos e se tornar um depósito para bactérias, que podem atingir outras partes da boca, causando problemas como cárie, gengivite e halitose. “O principal indício de que as coisas não vão bem é o aparecimento da saburra, uma massa branca ou amarelada que fica na superfície da língua. Ela é formada por células descamadas, bactérias e muco, e é uma das causas mais comuns do mau hálito”, explicam as odontólogas Clarissa Flores Delabary e Ana Paula Joaquim, do Sesc Bagé (CRO 11929 e 21883).

Para retirar essa camada de sujeira ou evitar que ela apareça, o recomendado é limpar a língua sempre que fazemos a escovação dos dentes. “A limpeza pode ser feita com a própria escova, preferencialmente de cerdas macias e de forma delicada, para evitar lesões, fazendo um movimento de vai e vem. Também podem ser usados limpadores específicos para essa função, sempre puxando a saburra de trás para frente e lembrando de fazer movimentos suaves. Finalize lavando a boca com água corrente”, afirmam as odontólogas.

Além do mau hálito e de doenças bucais, a falta de higienização da língua pode diminuir a produção de saliva, prejudicando a limpeza natural dos dentes e até a digestão dos alimentos. Outra consequência negativa pode ser a alteração do pH da boca, o que possibilita uma maior proliferação de bactérias e pode contribuir para o aparecimento de problemas como a cárie. Entre as vantagens de manter a língua limpinha, também estão a melhora de seu aspecto físico e da percepção dos sabores, pois a eliminação da saburra aumenta a sensibilidade das papilas gustativas.

A visita periódica ao dentista também é importante para a prevenção e identificação de problemas bucais, que podem acabar interferindo na saúde em geral e no bem-estar. O Sesc Bagé (Rua Barão do Triunfo, 1280) possui consultório odontológico, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Os serviços oferecidos são avaliação preventiva, limpeza, restauração em resina, extrações, próteses, tratamento de canal e clareamento dental. Mais informações e agendamentos, pelo telefone (53) 3242-7600 e pelo WhatsApp (53) 98414-5389.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.