Saúde

Sesc São Sebastião do Caí oferece atendimento odontológico para a comunidade

8 de julho de 2021

Além dos problemas bucais, visitas regulares ao dentista ajudam a prevenir doenças em outras partes do corpo (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de prevenir e tratar problemas de saúde bucal, o Sesc São Sebastião do Caí oferece serviços de odontologia para comerciários e público em geral. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, sendo segundas e sextas, das 7h45 às 13h45; e Terças, Quartas e Sextas, das 14h às 20h, com horário previamente agendado pelo telefone (51) 3635-3844. As especialidades disponibilizadas são profilaxia (limpeza dentária), atendimento preventivo (infantil e adulto), dentística (restaurações estéticas e funcionais), endodontia (tratamento de canal), exodontia (extração dentária), tratamento para bruxismo (placa miorrelaxante), clareamento dental (caseiro e consultório) e prótese dentária.

Além das questões estéticas, que têm impacto no bem-estar e na autoestima, e da prevenção de doenças nos dentes e na gengiva, o cuidado com a saúde bucal é importante para evitar enfermidades em todo o organismo. “Algumas infecções bucais podem acabar se espalhando pelo corpo, afetando outros órgãos e suas funções. As bactérias que causam a gengivite, por exemplo, têm a capacidade de entrar na corrente sanguínea, chegar ao coração e desencadear problemas cardíacos. Doenças como diabetes, câncer de boca e osteoporose também podem estar ligadas à falta de higiene bucal”, explica a odontóloga do Sesc São Sebastião do Caí, Simone Fussieger Scherer.

Por isso, manter uma boa higiene e fazer consultas regulares ao dentista são práticas essenciais de atenção também à saúde integral. “Visitar o dentista preferencialmente a cada seis meses ou pelo menos uma vez ao ano é o ideal para receber orientações que auxiliem na prevenção de quadros mais graves. Em relação à higiene, a escovação é recomendada sempre após a ingestão de algum alimento (ou pelo menos depois das principais refeições), assim como o uso do fio dental. Os cuidados com a escova também são importantes: dê preferência às de cerda macia e cabeça pequena. A troca é recomendada a cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas”, finaliza Simone.

Os interessados em realizar procedimentos precisam ter o Cartão Sesc, que pode ser feito gratuitamente pelo site www.sesc-rs.com.br/cartao ou no Sesc São Sebastião do Caí (Rua Egidio Michalesen, 679 – 2º andar), apresentando RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. Há valores especiais para pessoas das categorias Comércio e Serviços e Empresários. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99337-2778.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.