Newsletter

Cresce o otimismo dos empresários do comércio gaúcho, aponta ICEC

21 de julho de 2021

A edição de julho marcou o segundo mês consecutivo de alta no índice 

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS), do mês de julho, teve elevação do patamar da confiança dos empresários. Divulgado pela Fecomércio-RS nesta quarta-feira, dia 21, o índice teve alta de 12,0% e avançou no patamar otimista aos 113,6 pontos, diminuindo a distância de 18,7% no mês anterior para 8,9% em relação ao patamar pré-pandemia (considerado a edição de março de 2020).

Houve aumento expressivo do componente que avalia o ritmo atual das vendas (ICAEC).  Esse índice teve elevação de 30,2% na margem e embora apresente rápido ritmo de recuperação, se encontra ainda no patamar de 90,0 pontos, o que confere o menor nível dentre os componentes do ICEC. Contudo, a tendência é de que esse processo de retomada continue ao longo do segundo semestre à medida que avança a restituição das condições gerais da economia com o avanço do controle da pandemia com a ampliação do programa de imunização.

É o que os empresários esperam, de acordo com o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que teve aumento de 5,2% na passagem do mês e se encontra 7,3% abaixo do nível de março do ano passado (edição da pesquisa que é considerada como pré-crise). Além do avanço da vacinação, as perspectivas das vendas no final do ano em um cenário esperado mais positivo também impulsionam esta componente. 

O índice de Investimento do Empresário do Comércio atingiu nesta edição o nível de 105,8 pontos. Dessa forma, além de retornar ao patamar considerado de otimismo, o índice supera o nível pré-crise pela primeira vez desde o início da pandemia. A ordem desse aumento é de 0,3% e o destaque vai para o forte movimento do componente que capta o espaço para novas contratações. Essa componente superou o nível pré-crise em 6,5% e está em 130,6 pontos, maior nível desde dezembro de 2018, com 75,3% dos empresários relatando intenção de aumentar as contratações.  

“Ainda que os desafios sejam grandes, a segunda alta consecutiva na confiança traz otimismo e reforça nossa esperança para a continuidade da retomada nesse segundo semestre. Acreditamos que este será o momento em que a pandemia será controlada com o avanço da cobertura vacinal, o que deve permitir abertura maior da economia e pessoas circulando com menos receio”, comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Veja a análise completa.