Newsletter

Dia do Estudante: a importância da experiência de aprender um novo idioma no exterior

10 de agosto de 2021

Divulgação Senac-RS

Aprender inglês vai muito além de ultrapassar fronteiras e cruzar oceanos. É uma experiência enriquecedora que pode e deve ser levada na bagagem da vida para sempre. Isso porque o estudo possibilita conhecer novos lugares, culturas e pessoas e, principalmente, rende boas histórias que agregam ao aprendizado da nova língua.  

Foi o caso da docente de Idiomas, do Senac Novo Hamburgo, Mariana Cassel Meurer. Em 2014, aos 23 anos, a jovem estudante atravessou o Oceano Atlântico e chegou à Aberdeen, cidade portuária localizada no nordeste da Escócia. Lá ela foi aluna da University of Aberdeen. Segundo Mariana, as aulas aconteciam nos períodos da manhã e tarde, mas não necessariamente eles tinham todos os turnos lotados. “Lá as aulas são muito focadas no estudo em casa. Ou seja, os períodos de “lectures” (aulas expositivas) eram de uma hora, e não tínhamos mais do que dois períodos seguidos de uma mesma matéria. Tínhamos muitas tarefas e exercícios para fazer de uma aula para a outra”, explica.  

Para ela, as principais vantagens de se estudar um idioma no exterior é poder aprimorar seus conhecimentos em uma outra língua, aprender termos técnicos, assim como fazer amigos em outro lugar, de uma cultura diferente. “Algo que nos faz repensar muitas coisas sobre nossa própria cultura e costumes”, ressalta Mariana.  

Além disso, outra vantagem que ela cita são as oportunidades que se abrem pelo fato de se ter experiência no exterior, pois pode ser um ótimo diferencial em relação a outros candidatos para uma possível vaga de trabalho. Mariana ainda conta que compreendeu que não precisamos, necessariamente, de três ou quatro horas de aula sobre um mesmo assunto para entendê-lo bem.  “Muitas vezes, são os desafios e a necessidade de procurarmos respostas que nos ajudam a entender certos conteúdos e conceitos”, destaca a professora de Inglês, que complementa dizendo que aprendeu também sobre a importância da pontualidade: “É uma atitude de respeito e compromisso com as pessoas envolvidas”, finaliza.  

Quer aprender um novo idioma e saber como funcionam os programas de intercâmbio do Senac Novo Hamburgo? Acesse o site e confira: www.senacrs.com.br/novohamburgo, ou ligue no telefone (51) 3553.7350 ou ainda entre em contato pelo Whatsapp (51) 99124-9978. O Senac Novo Hamburgo fica localizado na Rua Bento Gonçalves, 1.537, Centro.