Inovação

Representante da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado participa da Comissão do Varejo para apresentar programa de startup

25 de agosto de 2021

A Comissão Setorial do Comércio Varejista da Fecomércio-RS realizou uma reunião extraordinária nesta quarta-feira, dia 25, para receber o representante da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Cleber Palma Domingues, que apresentou um novo programa do governo estadual sobre startups.

Domingues falou sobre o Startup Lab, um projeto que tem como objetivo aproximar empresas interessadas em práticas de inovação aberta à startups, desenvolvendo soluções para os desafios que empresas gaúchas encontram no dia a dia. O programa visa estabelecer um ambiente colaborativo de inovação e promover o desenvolvimento regional.

Entre os benefícios apontados por Domingues, está a aproximação entre empresas interessadas no desenvolvimento de uma cultura inovadora no Estado e oportunidade de encontrar soluções para os problemas e gargalos dos negócios. Segundo o representante, o programa pode ser acessado por qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, interessada em inovação.

A participação no Startup Lab é gratuita e segundo Domingues as empresas participantes precisam apenas investir tempo de dedicação ao programa. O ciclo de cada rodada leva em torno de 90 dias, com participação em quatro reuniões virtuais, preenchimento de quatro formulários e a participação no PitchDay, o evento que marca de fato as parcerias entre as empresas.

Domingues ainda ressalta que, dentro da série de compromissos, as empresas participarão de reuniões de alinhamento, treinamento da equipe e seleção dos desafios de cada negócio. Com base nisso, o programa busca as startups interessadas em atender as demandas. O representante afirmou que o Governo do Estado intermedia até este momento o programa e, após firmada as parcerias, ele segue apenas entre as iniciativas privadas.