Comércio entre RS e Índia tem boas perspectivas de crescimento

9 de setembro de 2021

Encontro entre lideranças da Fecomércio-RS e cônsul-geral da Índia em São Paulo pode abrir novas possibilidades de negócio (Foto: Divulgação)

O cônsul-geral da República da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, esteve em visita à sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (08/09). O diplomata foi recebido pelo vice-coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Federação, Pedro Calazans, e pelo integrante do grupo Vanderlei Cardoso.

As boas perspectivas para o comércio de Brasil e Índia foi o tema central do encontro de aproximação, durante passagem de Mishra pelo RS. “Queremos esta aproximação com o mercado gaúcho, aprender mais e entender de que forma podemos nos conectar numa relação positiva para ambos”, disse ele.

“Será uma alegria pra nós podermos ter esta proximidade maior e para isso nos colocamos à disposição para organizar um encontro, mesmo que virtual ainda este ano, entre empresas daqui e da Índia”, sinalizou Calazans.

Mishra que estará na abertura oficial da Expointer, nesta sexta-feira (10/09), lembrou ainda que “Brasil e Índia têm muitas semelhanças. Ambos buscam crescimento no mercado internacional e esta construção conjunta é possível”. Durante a conversa, a área de turismo foi um dos destaques e ambos concordaram que há vários pontos que confluem neste sentido.

Embora a relação comercial da Índia com o Brasil e com o Rio Grande do Sul já seja intensa, o grupo concordou que há espaço para incremento, por exemplo, na área de serviços. “Podemos ampliar este item, aprofundar as nossas trocas de experiências e com certeza desenvolver novos espaços de comércio”, disse Cardoso lembrando que este ramo é de bastante interesse para os gaúchos.

O indiano apontou ainda vantagens tributárias que a Índia oferece a empresas entrantes no seu mercado e a possibilidade de firmar parcerias ficou evidente e será promissora. Novidades a respeito dos desdobramentos deste encontro serão divulgados em breve no www.fecomercio-rs.org.br