Newsletter

Palco Giratório Sesc: espetáculo infantojuvenil com texto de Lázaro Ramos terá exibição gratuita e on-line no Dia das Crianças

10 de setembro de 2021

“Boquinha… e assim surgiu o mundo” leva os espectadores a viajar por tradições de vários povos e pela ciência para entender diferentes perspectivas sobre a criação da Terra (Foto: Julio Ricardo)

No sótão de casa, o menino João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas tradições de cristãos, africanos, chineses e índios brasileiros, além das explicações científicas, para entender as diversas perspectivas sobre a criação do mundo. Essa é a história que guia “Boquinha… e assim surgiu o mundo”, espetáculo infantojuvenil escrito por Lázaro Ramos e direção de produção de Drayson Menezzes, que será transmitido on-line e gratuitamente no Palco Giratório Sesc 2021. Com exibição em 12 de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças, o evento também é um convite para celebrar a curiosidade infantil e o olhar amoroso com o próximo.

Com espetáculos transmitidos ao vivo de todas as regiões do Brasil e atividades formativas realizadas por meio de plataformas virtuais, o Palco Giratório Sesc ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro. Além das atrações que serão realizadas nacionalmente, a edição de 2021 promoverá ações em Porto Alegre e terá continuidade em novembro, nas Unidades do Sesc/RS, por meio de residências artísticas, debates, oficinas on-line e atrações locais. Neste ano, o foco do evento é valorizar as pessoas que construíram a história das artes cênicas e aqueles que seguem realizando pesquisa, produção e circulação, mesmo em um momento de dificuldades para quem vive da cultura. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. 

 

15º Palco Giratório – “Boquinha… e assim surgiu o mundo”

Data: 12/10 (Terça-feira)

Horário: 16h

Plataforma de transmissão: será divulgada posteriormente

Duração: 50 min

Classificação etária: Livre

Sinopse: “Boquinha… e assim surgiu o mundo” une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do

mundo segundo diferentes culturas. O espetáculo se passa no sótão da casa do menino João Vicente

(Orlando Caldeira), onde ele encontra uma caixa com as pesquisas de seu avô escritor. Através dessas

pesquisas, João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas culturas cristã, africana, chinesa, pela cultura dos índios brasileiros e pela ciência, para entender como o mundo foi criado.

Texto: Lázaro Ramos 

Direção: Suzana Nascimento e Lázaro Ramos 

Elenco: Orlando Caldeira 

Direção de Movimento: Marcela Rodrigues 

Trilha Sonora: Ricco Viana e Antônio Van Ahn 

Luz: Valmyr Ferreira

Assistente de iluminação e operação de luz: Cíntia Barbosa 

Cenografia e figurino: Alberta Barro e Gabrielle Windmüller

Design Gráfico: Fernanda Guizan

Fotos: Julio Ricardo

Pesquisa: Susan Kalik

Coordenação de Projeto: Orlando Caldeira

Direção de Produção: Drayson Menezzes