Geral

Sesc e Senac comemoram 75 anos no Rio Grande do Sul

13 de setembro de 2021

As instituições, que integram o Sistema Fecomércio-RS, fazem aniversário no dia 13 de setembro

No dia 13 de setembro, o Sistema Fecomércio-RS comemora os 75 anos de atuação do Sesc e do Senac. Administrados pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, Sesc e Senac foram instalados no Estado em setembro de 1946, cumprindo com os propósitos de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo e de promover ações para o bem-estar social nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

“Neste período, capacitamos milhões de pessoas pelo Senac. No Sesc, também atendemos milhões de gaúchos todos os anos nas áreas de saúde, educação, assistência, turismo, cultura, esporte e lazer. Passamos por muitas transformações desde setembro de 1946 – crescemos e nos desenvolvemos, acompanhando as mudanças sociais. Estamos muito felizes em poder comemorar mais um ano de Sesc e Senac ao lado do povo gaúcho, que acolhe as nossas instituições e é parte dessa história”, comemora o presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Luiz Carlos Bohn.

Sesc/RS – Cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes é o propósito do Serviço Social do Comércio – Sesc, ao chegar aos seus 75 anos de atuação no RS. Em cada entrega para os gaúchos, o foco é o ser humano e a capacidade de ampliar seus horizontes e ser feliz. Nestas sete décadas e meia, as estruturas físicas foram estrategicamente ampliadas e modernizadas para atender ainda mais pessoas nos 497 municípios. Atualmente, a oferta de serviços acontece por meio de 51 unidades operacionais físicas espalhadas pelo Estado, sendo elas três hotéis: em Torres, Gramado e Porto Alegre, além de uma pousada em Caxias do Sul. As unidades móveis complementam esta abrangência com atendimentos nas áreas de Saúde com as Unidades Móveis de Odontologia (OdontoSesc) e Unidades Sesc de Saúde Preventiva (USSP); de Educação e Cultura com as bibliotecas itinerantes (BiblioSesc); e de Lazer com as Unidades Móveis de Cultura e Lazer (Recrearte), que além de um palco sobre rodas promovem a diversão das comunidades por onde passam, estimulando também o desenvolvimento de artistas locais. Tudo isso ampliou significativamente o alcance do Sesc ao longo de sua existência quando o assunto é a promoção do bem-estar social dos gaúchos.

Com a chegada da pandemia de Covid-19, além de manter sua estrutura física, a instituição acompanhou as necessidades de reinvenção dos serviços para o formato on-line e passou a oferecer alternativas para que os gaúchos seguissem usufruindo dos atendimentos mesmo a distância. Exemplos disso são as atuações da Academia On-line, dos Seminários de Educação, que têm reunido centenas de pessoas em ambientes virtuais, assim como os momentos de cultura e lazer que permanecem promovendo interação com o público por meio do Arte Sesc em Casa, Teatro a Mil e Música a Mil, estes reunindo estudantes em torno da arte em sessões virtuais exclusivas. 

Neste período de atuação, os atendimentos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) já ultrapassaram 3 milhões de inscritos e na área de Ação Social, por exemplo, só o Programa Mesa Brasil já distribuiu mais de 13,2 milhões de quilos de alimentos a entidades assistenciais cadastradas e monitoradas no Estado. 

Senac-RS – Mudar a vida das pessoas por meio da educação profissional é o compromisso do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul – Senac-RS, que já capacitou mais de sete milhões de gaúchos. Para cumprir sua missão de “Educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”, o Senac mantém um portfólio com mais de 600 cursos em diferentes níveis: pós-graduação, graduação, técnicos, cursos livres e de aprendizagem. O Senac-RS – que tem 51 escolas e 2 faculdades (Faculdade Senac Porto Alegre e Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas) – conta com 51 mil alunos (cursos presenciais e a distância). Destes, cerca de 12 mil alunos são do curso de Jovem Aprendiz – reconhecido no Brasil por ser a primeira oportunidade de emprego, a porta de entrada para o mercado de trabalho. Além dos jovens da Aprendizagem, os cursos do Senac contemplam pessoas com diferentes idades, em vários de seus cursos. Atualmente, os alunos mais novos do Senac têm 4 anos de idade e fazem o curso de Inglês na instituição, que também tem estudantes com idade acima de 80 anos. 

Há também quem estudou na instituição há décadas e retornou para atualizar os conhecimentos novamente. A estudante do curso de Informática e Interação com Smartphones para a Maturidade do Senac Santa Maria Halimy Amaral Abreu, 81 anos, é uma delas; ela também foi aluna do curso de Técnica da Comunicação em 1977, de Auxiliar de Arquivista em 1981, e do  curso de Informática Básico, em 2003. “Procurei o Senac pela qualidade de ensino. O Senac abre as portas para todas as pessoas que desejam progredir e ter um curso profissionalizante. Um feliz aniversário ao Senac e que continue dando oportunidades para as pessoas também crescerem”, declarou ela. 

Desde o início da pandemia, muitos dos cursos migraram para o ensino remoto – a instituição mudou rapidamente e com eficiência para que os alunos continuassem com suas aulas. No total, 22,6 mil alunos ainda estão estudando remotamente. O Senac-RS também entendeu a necessidade do mercado durante a pandemia e, com o objetivo de auxiliar os empresários e profissionais da área que precisaram se adaptar aos diferentes modelos de negócio, lançou novos cursos com aulas realizadas de forma 100% remota e ao vivo. As capacitações, de rápida duração, foram focadas na venda, comércio e fidelização de clientes, com o objetivo de qualificar ainda mais a força de trabalho do setor terciário. 

Sesc e Senac em Números no RS

– Atividades sistemáticas nos 497 municípios gaúchos;
– 51 escolas de educação profissional do Senac e 51 unidades operacionais do Sesc;
– 2 faculdades (Faculdade Senac Porto Alegre e Facudade de Tecnologia Senac Pelotas;
– 51 mil alunos em cursos presenciais e a distância (Senac); 
– Cerca de 15 mil alunos atendidos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG);
– 3 hotéis e 1 pousada;
– 6 unidades móveis de Odontologia, 2 de Saúde Preventiva, 2 BiblioSesc’s e 2 RecreArte´s;
– Mais de 13,2 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo Programa Mesa Brasil Sesc;
– Mais de 3 milhões de inscritos em atividades do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG)