Newsletter

Alunos da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita recebem em setembro espetáculos dos projetos Teatro a Mil e Música a Mil do Sesc/RS

14 de setembro de 2021

Escolas podem procurar a unidade para agendamento gratuito de grupos

A cultura está presente em setembro nas escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita por meio dos projetos Teatro a Mil e Música a Mil, realizado pelo Sesc/RS. As apresentações ocorrem gratuitamente por meio de vídeo com o objetivo de introduzir e aproximar as linguagens artísticas das crianças e adolescentes. Escolas interessadas em utilizar o conteúdo com seus alunos, podem fazer o agendamento de grupos pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3456-2013.

O espetáculo Musicalizando com o MÚ, do Grupo MÚ, é oferecido até o dia 25 de setembro para crianças de 4 a 8 anos. A proposta é envolver os pequenos a partir dos ritmos, instrumentos, canto e dança. As crianças serão orientadas a tocar as músicas com objetos do cotidiano, como uma sacola plástica, um pote de cozinha ou fazendo o som do próprio corpo. Com o objetivo de desenvolver hábitos culturais e sistematizar a oferta de espetáculos musicais para alunos e professores da rede pública de forma gratuita, o Música a Mil está na sua primeira edição neste ano. O projeto oferece conteúdo musical permeado por abordagem pedagógica-didática, explorando gêneros, raízes musicais, instrumentos e contextos históricos, além de instigar os educadores a desdobrarem atividades com seus alunos.

 Já a peça O Anexo Secreto, uma adaptação da obra O Diário de Anne Frank feita pelo coletivo O Muro, é destinada aos estudantes de anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º anos), Ensino Médio e EJA e será exibida até o dia 24, disponível com Libras e audiodescrição. A história originária foi escrita pela jovem judia e acompanha a família Frank, que parte da Alemanha em direção à Holanda para fugir do Nazismo, mas são obrigados a se confinar no Anexo Secreto para sobreviverem. A privação de liberdade leva a uma perda de identidade, onde residem os conflitos e reflexões de uma menina em plena puberdade. A partir dessa conhecida história, os estudantes poderão refletir sobre esse período marcante. Além disso, eles terão a oportunidade de participar da oficina Transformando História em Estórias nos dias 27 (19h), 28 (09h) e 30 (14h) de setembro, em que eles serão instigados a transformar momentos históricos em dramaturgia.

O projeto Teatro a Mil contempla espetáculos de teatro e circo de diferentes estilos e gêneros, realizados neste ano no formato on-line. Realizada pelo Sesc/RS desde 2011, a iniciativa objetiva a circulação de teatro para a infância e juventude e a formação de plateias. Neste ano, o projeto contempla espetáculos teatrais adaptados para obras audiovisuais, atividades educativas com formação de professores, oficinas e encontros com os grupos artísticos de forma síncrona. Todas as atividades do projeto são de acesso gratuito aos participantes.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.