Geral

Apoio à reinserção social e geração de renda: detentos de quatro penitenciárias concluem oficinas de tapeçaria e costura oferecidas pelo Sesc Envolva-se

22 de outubro de 2021

Em parceria com a Susepe, presos recebem certificados por participarem de cursos e produzirem peças

 

Nesta segunda-feira (25/10), quatro detentas da Penitenciária de Guaíba receberão os certificados de conclusão do curso de Aperfeiçoamento de Costura e Upcycling, oferecido pelo Programa Sesc Envolva-se, em parceria com a Susepe. Elas fazem parte de um grupo de 40 pessoas, recolhidas em quatro casas prisionais gaúchas, que decidiram aprender um novo ofício para ter melhores condições de empregabilidade e renda, colaborando para sua reinserção social. 

Os cursos de tapeçaria e costura, oferecidos aos detentos, além do caráter social, têm uma proposta sustentável: os retalhos e restos de tecidos utilizados para a confecção de tapetes, bolsas e acessórios do vestuário são doados por indústrias que descartariam este material. Em vez disso, o resíduo é convertido em matéria-prima. O resultado das aulas é exibido pelas detentas durante a entrega dos certificados, um incentivo para recuperar a autoestima e a vontade de transformar o próprio futuro.

Além da Penitenciária de Guaíba, participaram do projeto e já receberam os seus certificados pelo “Curso de Artesanato Sustentável: Técnicas de Tapeçaria” presos da Penitenciária Estadual de Charqueadas, da Penitenciária de Canoas (PECAN I) e do Instituto Penal Feminino de Porto Alegre.

Mais informações sobre o programa Sesc Envolva-se podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/envolvase ou com o Sesc Comunidade, pelo telefone (51) 3224-1268 e pelo WhatsApp (51) 98608-5516.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.