Notícias

Programa Sesc de Voluntariado de Santa Maria promove atividades no Dia de Doar (30/11)

26 de novembro de 2021

Mobilização internacional visa estimular a prática da solidariedade

 

O Programa Sesc de Voluntariado vai aderir à campanha Dia de Doar promovendo diversas ações no dia 30 de novembro em Santa Maria. A mobilização internacional tem o objetivo de estimular pessoas físicas, empresas e organizações a realizarem ações de solidariedade. As atividades iniciam às 8h e seguem durante todo o dia em diferentes pontos da cidade.

A preparação para a data já começou no dia 18. A comunidade pode enviar sugestões de mensagens positivas que serão encaminhadas a quem contribuir com a causa no dia 30. Os textos podem ser enviados até o dia 25 de novembro para o e-mail palavrasquealimentam@sesc-rs.com.br. Já no Dia de Doar, entre 8h e 14h, o Hemocentro (Alameda Santiago do Chile, 35) estará recebendo doadores de sangue. Os agendamentos de horários são feitos pelo site https://saude.rs.gov.br/agendamento-para-doacao-de-sangue. No local, o grupo Esquadrão da Alegria entregará um mimo confeccionado por voluntários e participantes do grupo Maturidade Ativa. 

Das 8h às 19h, o Sesc (Av. Itaimbé, 66) e o Senac (Rua Prof. Braga, 60) serão pontos de coleta de doces, que formarão um presente de Natal para crianças integrantes do projeto Amor em Ação. A academia Smart Fit do Shopping Praça Nova (BR-287, 2885) e a loja Eny Infanto (Rua Dr. Bozano, 1129) arrecadarão tênis e calçados, destinados posteriormente para instituições de acolhimento e casas de passagem. A CS Computadores (Rua Venâncio Aires, 2025) também fará parte das ações como local para quem deseja fazer doação de celulares. Os que ainda estiverem próprios para uso serão direcionados ao Projeto Conectando Mulheres do Grupo Mulheres do Brasil, que atende o público feminino vítima de violência doméstica e os aparelhos sem funcionalidade terão o descarte correto feito pelo estabelecimento. Neste ano, o Sesc/RS planeja diversas atividades nas sete Unidades onde atua a partir do Programa Sesc de Voluntariado: Porto Alegre, Erechim, Ijuí, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Rio Grande e Lajeado.

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. No ano passado, a campanha, liderada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), arrecadou R$ 2 milhões em doações on-line no Brasil. Informações sobre a campanha estão disponíveis no site https://diadedoar.org.br/

 

Santa Maria

 

O quê: Doação de Sangue

Onde: Hemocentro (Alameda Santiago do Chile 35, Bairro N. Senhora de Lourdes)  

Horário: 8h às 14h (mediante agendamento)

 

O quê: Doação de Doces (balas pirulitos e outros) 

Onde: Sesc (Av. Itaimbé, 66) e Senac (Rua Professor Braga, 60)  

Horário: 08h às 19h

 

O quê: Doação de Tênis e Calçados

Onde: Shopping Praça Nova (Academia Smart Fit: Nova: BR 287, nº 2885 Com, R. Irmã Dúlce – Patronato) – Loja Eny Infanto – (Rua Dr. Bozano, 1129 – Centro)

Horário: 9h às 18h30

 

O quê: Doação de Celular

Onde: CS Computadores (Rua Venâncio Aires, 2025)

Horário: 9h às 18h30

 

O quê: Doação de Alimentos

Onde: Shopping Monet/Big (Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes)

Horário: 9h às 19h

 

O quê: Doação de Mensagens Positivas

Onde: Voluntários enviam para o e-mail: palavrasquealimentam@sesc-rs.com.br para serem entregues junto a Doações