Inovação

Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac inaugura espaço de inovação no Instituto Caldeira 

3 de dezembro de 2021

Nesta quinta-feira (2), o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac inaugurou seu novo espaço no Instituto Caldeira, localizado no 4º Distrito, em Porto Alegre. O evento contou com a participação do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, do diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, do head de inovação da Fecomércio-RS, Giancarlo Giacomelli, de jornalistas da imprensa gaúcha e convidados. O objetivo do local será cocriar o novo ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul através de serviços para o setor terciário gaúcho.  

“Por meio do convênio com o Instituto Caldeira, conseguiremos tornar concreta mais uma série de entregas para a comunidade gaúcha. Aqui pensaremos novas tecnologias e novas soluções para o desenvolvimento do nosso setor. O objetivo é ajudar o desenvolvimento do estado colocando o Rio Grande do Sul como um dos grandes centros de inovação do mundo”, afirmou o presidente Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. 

Com 200 m², o espaço foi projetado para atender a demanda de capacitação e desenvolvimento das empresas residentes no local, oferecendo serviços educacionais, culturais e voltados para o empreendedorismo. O portfólio de ações, que está sendo pensando por uma equipe multidisciplinar das instituições, passa a ser ofertado já no mês de janeiro, no formato presencial e on-line.  

Instituto Caldeira 

Localizado no 4º Distrito de Porto Alegre, o Instituto Caldeira tem como sede as antigas fábricas das Indústrias A.J. Renner. Uma área de 22.000 m² exclusiva para empresas, startups e projetos ligados a Nova Economia. O nome é inspirado nas antigas caldeiras importadas da Europa por AJRenner na década de 1920. Hoje, um espaço destinado para atividades relacionadas a inovação e Nova Economia. O espaço serve para locação de empresas, labs de inovação, startups, instituições de ensino, iniciativas conectadas ao novo e soluções customizadas para diferentes demandas do mercado. O instituto nasce a partir da conexão de 39 empresas fundadoras com objetivo de promoção da Nova Economia do Rio Grande do Sul.