Newsletter

Conselho de Economia da Fecomércio-RS debate sobre privatização da Corsan

14 de janeiro de 2022

O Conselho de Economia da Fecomércio-RS (CONSEC) reuniu-se na última quinta-feira (13) na sede da Federação para debater sobre a privatização da Corsan, estatal responsável pelo saneamento do Estado. A reunião, coordenada pelo vice-presidente Leonardo Schreiner, aconteceu no formato híbrido e contou com a participação do economista, consultor e especialista em Finanças e Mercado de Capitais, Ricardo Hingel. 

Dando início ao encontro, Hingel, que possui mais de uma década de experiência em estatais, falou sobre a desestatização da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). A empresa é, atualmente, responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em 317 municípios gaúchos. Em agosto de 2021, foi aprovado o Projeto de Lei 211/2021, que autoriza a privatização da Companhia, com o objetivo de ampliar a capacidade de investimento no setor. 

Ao longo de sua fala, o especialista trouxe importantes dados abordando pontos positivos e negativos da privatização, desde o peso do setor público no PIB brasileiro; as justificativas para a venda da empresa, como o novo marco legal do saneamento básico – sancionado em 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro; a questões trabalhistas e previdenciárias da entidade; o processo de Oferta Pública Inicial (IPO); o contrato com os municípios, que sofrerá ajuste conforme a localidade, até o formato de gestão da estatal.