Newsletter

Gestão da educação é tema de webinar realizado pela FNQ com participação do Senac-RS 

12 de maio de 2022

Divulgação Senac-RS

O doutor em educação e diretor do Senac-RS, José Paulo da Rosa, participou, na tarde desta quinta-feira (12) do webinar “A Educação e a Gestão da Educação – base para o desenvolvimento”, realizado pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.  O encontro, voltado para gestores e profissionais das áreas da qualidade e educação, foi conduzido pelo presidente executivo da Fundação, Ronald Dauscha. 

Durante o bate-papo, da Rosa falou sobre a produção da sua tese de doutorado “Gestão escolar: um modelo para a qualidade Brasil e Coreia”, no qual foram pesquisadas quatro escolas de ensino fundamental e médio da Coreia do Sul, país com excelentes resultados em testes internacionais como o PISA, bem como quatro escolas de ensino fundamental e médio do Brasil que tiveram as melhores notas no IDEB e ENEM do ano de 2009, no Rio Grande do Sul.  

O material teve como objetivo apresentar a forma como essas escolas fazem a gestão escolar e como alcançam bons resultados na educação dos seus alunos. O resultado do trabalho trouxe uma proposta de gestão escolar centrada na figura do diretor e focada no alcance de melhores resultados dentro e fora de sala de aula.  

O bom desempenho dos países asiáticos e como o Brasil pode melhorar seus resultados nesse segmento por meio da valorização da educação também foram colocados em pauta. “É possível mudar a realidade do País melhorando a qualidade da educação e nós temos condições para isso. Precisamos mudar a nossa cultura e focar em uma sociedade que se envolva mais e cobre melhores resultados dos seus governantes”, finaliza da Rosa.