Newsletter

Palestra com Rogério Flausino marca a abertura da Feira de Oportunidades 2022

31 de maio de 2022

João Alves

Após dois anos no formato on-line, a FO – Feira de Oportunidades Senac voltou a ser realizada presencialmente. Com mais de mil pessoas no Auditório Araújo Viana, a 16ª edição iniciou nesta segunda-feira (30), às 19h, e contou com a palestra do cantor, compositor e vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino, que falou sobre vontade de agir, talento, música, reinvenção e outras reflexões em um bate-papo descontraído.

Dando início ao encontro, o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, abriu o evento, apresentou o tema, a programação e permaneceu no palco para dividir o painel Transformação Digital com o palestrante e Head UX Designer do BEPiD Porto Alegre, Franz Figueroa, e com o gerente da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Ariel Berti, onde falaram, em temas separados por nomes de músicas, sobre reinvenção, a mistura do mundo físico com o digital e os avanços rápidos da tecnologia aplicados à educação e ao mercado de trabalho.

Logo após, com 30 anos de carreira e à frente de uma das mais conhecidas bandas do cenário nacional, Rogério Flausino entrou ao som de “O Sol” com a plateia no vocal. No palco, ao compartilhar sua história de vida, o cantor contou que mesmo formado em Ciência da Computação pela UNIFENAS — universidade de sua terra natal, Alfenas (MG) —, sempre correu atrás do seu principal sonho: o desejo de mudar o mundo através da música. Apesar de ter músicos na família, sua escolha pela vida musical nem sempre foi vista com bons olhos pelo seu pai, tendo que, inclusive, convencê-lo: “Cheguei para o meu pai e falei: ‘Essa banda vai dar certo’. Algumas pessoas diziam que a música é incerta, mas tudo na vida é muito incerto”, destacou.

O mineiro ainda compartilhou com o público a história da Jota Quest, desde os primeiros shows, incluindo em Porto Alegre há 25 anos, até o show marcante para 100 mil pessoas na edição do Rock in Rio de 2011. Também não deixou de contar alguns perrengues vivenciados no início da carreira da banda, cujos momentos serviram de aprendizado para ele e para os outros integrantes: “Éramos uma banda que tinha 4 anos de carreira, mas achávamos que tinha 40. No início, não sabíamos fazer sucesso, ser famosos. Era falta de maturidade. A melhor coisa foi ter tomado alguns solavancos na vida”, explicou entre as recordações.

Lembrou dos impactos da pandemia sentidos pela banda na turnê de comemoração de 25 anos programada para 2020. Em abril daquele ano, diante da notícia de que não poderiam fazer mais shows neste período, os integrantes decidiram inovar e lançar uma música e um videoclipe especialmente sobre a quarentena — tudo feito com cada um na sua casa. Hoje, “A Voz do Coração” possui mais de 3 milhões de visualizações no YouTube.

Por fim, Rogerio Flausino respondeu perguntas da plateia sobre a galeria de arte que abriu recentemente, os videoclipes da banda, acessibilidade proporcionada pela banda nos shows e como lida com as críticas atualmente. “Nunca ache que você sabe de tudo. Se está inseguro, consulte alguém mais experiente que você. Pratique. Enquanto você não vai para a prática das coisas, não tem certeza se aquilo é o certo”, recomendou.

Feira de Oportunidades – FO 2022

Já tradicional no RS, a FO – Feira de Oportunidades Senac é o maior evento de qualificação profissional do Estado, já tendo capacitado mais de 800 mil pessoas gratuitamente. Com a volta do formato presencial, segue no objetivo de abrir um mundo de possibilidades para quem busca oportunidades no mercado de trabalho. Num cenário em que, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados no Brasil está em 11,949 milhões de pessoas (11,1%) no primeiro trimestre de 2022, a educação é o melhor caminho para quem está em busca de melhorias na vida e na profissão.

A edição 2022 da FO tem o objetivo de capacitar gratuitamente mais de 100 mil pessoas por meio de palestras, bate-papos e workshops. O evento, totalmente gratuito, acontece até o dia 3 de junho em todas as unidades Senac do Estado. Com o mote “O seu futuro passa por aqui”, a FO 2022 terá cinco dias de intensa programação com palestras gratuitas voltadas à qualificação profissional, desenvolvimento de habilidades e competências, dicas práticas de especialistas em várias áreas, além de vagas de emprego. O evento contará com 200 atividades simultâneas em todas as escolas e unidades do Senac no Rio Grande do Sul.

Serviço:?

O quê: FO – Feira de Oportunidades Senac-RS?

Quando:de 30 de maio a 3 de junho

Inscrições: gratuitas

Site para mais informações: www.senacrs.com.br/fo

Confira mais imagens aqui.