Notícias

Torres recebe Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RS nesta semana

20 de junho de 2022

É nesta semana, de 23 a 25 de junho, que acontece o 6º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RS. Realizado tradicionalmente na cidade de Torres, o evento promove a troca de experiências na área das relações sindicais e do trabalho, através de um debate sobre temas eficazes no dia a dia dos dirigentes sindicais, empresários, advogados e estudantes.

A palestra de abertura do Congresso acontece às 19h30 do dia 23, com a presença do Desembargador Francisco Rossal de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Ele falará sobre as “Perspectivas pós-pandemia – Relação Individual e Coletiva do Trabalho”. Rossal de Araújo também é Desembargador Federal do Trabalho e professor de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Abrem a programação da sexta-feira, dia 24, às 9h, o advogado e professor Antônio Vicente Martins e o Desembargador do Tribunal do Trabalho da 21ª Região, Bento Herculano, quando falarão sobre os desdobramentos da Reforma Trabalhista. Às 11h, o advogado e consultor tributário da Fecomércio-RS, Rafael Borin, palestra sobre os pontos de atenção no oferecimento de produtos e serviços por entidades sindicais.

O que as empresas querem e esperam do sindicato empresarial será tema do painel das 14h30, que receberá Ricardo Ishiki, executivo de Recursos Humanos e Relações Trabalhistas e Sindicais das Lojas Renner, e Ricardo Gomes, gerente de Relações Sindicais na C&A. Na sequência, às 16h30, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Luciane Barzotto e Emílio Papaleo Zin se juntam para falar sobre a Reforma Trabalhista e a segurança jurídica, matéria ainda passível de alteração pelo Judiciário.

No sábado, dia 25, a partir das 9h30, será a vez de discutir a proposta do Grupo de Estudos Temáticos (GET) de reforma sindical e as entidades sindicais empresariais. Para falar sobre o tema, o Congresso vai receber Nelson Mannrich, advogado, membro e presidente honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.

Em seguida, às 10h45, Rick Chesther faz a palestra de encerramento do Congresso. Hoje, Rick leva sua mensagem através das redes sociais, onde impacta milhões de pessoas diariamente, e através das mais de 300 palestras ao redor do mundo que tem feito por ano. “Pega a visão”, seu primeiro livro, tornou-se best-seller pelas revistas Veja, Época e Estadão. Rick também representou o Brasil palestrando em Harvard, em 2018, onde foi condecorado como embaixador mundial da Brilive Conference. Conhecido por sua facilidade de se expressar, escrever e sua intimidade com contas e números, Rick a cada dia vem sendo mais requisitado por empresas e instituições para falar não só sobre sua experiência de vida e superação, como também de sua forma incrível de simplificar conceitos e fazer com que algo aparentemente complexo possa ser entendido por todas as classes sociais.

O Congresso é um evento anual realizado pela Fecomércio-RS com o objetivo de ratificar a importância das atualizações nas relações sindicais e do trabalho, o evento traz convidados renomados da área para uma discussão vasta sobre os temas, com foco no setor do comércio e de serviços.

Acesse, saiba mais e se inscreva: fecomercio-rs.org.br/congressotrabalhista