Newsletter

Festival Internacional Sesc de Música: uma experiência transformadora na vida de jovens da rede pública de ensino

5 de agosto de 2022

Estudantes de escolas municipais e estaduais de Pelotas se preparam para participar da 11ª edição do evento

 

Democratizar a música de concerto para os mais diversos públicos é um dos objetivos do Festival Internacional Sesc de Música. Para sua 11ª edição, que acontecerá entre 16 e 27 de janeiro de 2023, em Pelotas, o evento recebe inscrições de músicos e estudantes interessados nos cursos de instrumentos, choro, composição e canto lírico. Mas o cunho social do Festival não está apenas na oferta de educação musical gratuita, mas também em levar recitais e espetáculos para vários locais da cidade, como hospitais, igrejas, asilos, sem custo algum para a comunidade. Parte desse trabalho, reconhecido como um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, acontece em parceria com a Orquestra Estudantil Areal e a Orquestra Estudantil Municipal, composta por estudantes da rede pública estadual e municipal de Pelotas, sob a coordenação de Lys Ferreira.

“O Festival é um fenômeno único, uma experiência que transforma a vida dos jovens. O carinho do público e dos parceiros que não apenas admiram, mas colaboram para a continuidade das atividades, é o que garante o sucesso e o engajamento da juventude que encontra, através da música, um sentido para viver, a força para ser agente de construção de suas próprias trajetórias, um caminho diferente da violência, onde contribuem para a criação de justiça social e esperança para os que virão depois”, enfatiza Lys. 

Desde 2017, as Orquestras Areal e Municipal compõem a programação do Festival Internacional Sesc de Música. Com mais de 120 participantes entre as duas iniciativas, realizadas e mantidas com apoio das secretarias de Educação de Pelotas e do Rio Grande do Sul, os grupos viram seu potencial e alcance aumentarem a partir da integração com o evento. De qualquer lugar do mundo, crianças, jovens e adultos estão convidados a se juntarem aos estudantes pelotenses no aprendizado de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Piano, além de Canto Lírico, Composição e aulas de Choro (que integra as práticas de Violão, Sopros, Acordeom, Bandolim, Percussão e Cavaquinho). São mais de 250 vagas abertas com bolsas de estudo integrais e parciais. As inscrições devem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, até o dia 12 de agosto.

Essa união de culturas e conhecimentos, que reacende o cenário artístico de Pelotas durante o verão, significa, para Lys, o recarregamento das energias e uma mudança de cor e energia na cidade, que respira música nas duas semanas do Festival. Para 2023, são aguardados 42 professores e professoras do Brasil, Estados Unidos, Chile, China, Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Bielorússia e Japão, que auxiliarão nesse processo de alavancar novos prodígios.

“A participação no Festival qualifica e agrega conhecimento aos nossos alunos e esse empoderamento é reconhecido pela comunidade. Mais do que formar músicos, queremos sensibilizar jovens para a linguagem musical e para o poder da cultura no cotidiano. Nossa expectativa para 2023 é, além de ter estudantes aprimorando suas habilidades com os incríveis professores do projeto, realizar um concerto com as duas orquestras para mostrar o talento que temos aqui”, ressalta Lys.

 

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

 

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.

 

Inscrições para os cursos – 11º Festival Internacional Sesc de Música

 

Período de inscrições: 12/07 a 12/08/2022

Divulgação dos selecionados e matrícula 1ª chamada: 05/09 a 20/09/2022

Divulgação dos selecionados e matrícula 2ª chamada: 26/09 a 10/10/2022

Consulta dos cursos disponíveis e mais informações sobre inscrições em www.sesc-rs.com.br/festival

 

Cursos disponibilizados:

Música de Concerto

Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo | Harpa

Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote

Trompa | Trompete | Trombone Tenor | Trombone Baixo | Tuba 

Saxofone | Eufônio | Percussão | Canto Lírico | Piano | Composição 

Choro (Violão, Sopros, Acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho)

Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica (não há inscrição. Serão realizados pelos alunos selecionados para os cursos de instrumentos)

Música de Câmara (recitais serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos)

 

 

Sobre o 11º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais

Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade

Classes de Música de Concerto: turno da manhã

Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde

Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino

Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)

 

Assessoria de Imprensa

jornalismo@sesc-rs.com.br | (51) 99725-0419 | (51) 3375-7446

Bruna Machado – (51) 99450-8286

 

Moglia Comunicação

sesc@moglia.com.br 

Jéssica Mello – (51) 99546-6464

Shállon Teobaldo – (51) 99324-867