Newsletter

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo recebe exposição “Presença Negra”

29 de agosto de 2022

Peças estarão à disposição do público de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 18h30

 

De 2 de setembro a 20 de outubro, as obras da exposição “Presença Negra no MARGS” estarão no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), em Pelotas, para visitação do público. Gratuita, a galeria estará aberta de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 18h30. Com destaque para 53 artistas negros, as peças retratam temáticas como a noção da arte afro-brasileira, as intersecções entre relações sistêmicas da arte e raça, os processos de discussão decolonial em instituições culturais brasileiras, os mecanismos e estratégias para uma educação antirracista a partir da arte e o papel dos museus e das instituições na implementação de políticas e ações, sobretudo do Sul do Brasil.

A exposição estreou, originalmente, em maio, durante o 16º Festival Palco Giratório Sesc, ocupando todas as salas e galerias do primeiro andar do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, problematizando as ausências e invisibilidades de sujeitos negros na arte. O objetivo da mostra é ampliar a representatividade desses profissionais no programa curatorial do Museu, assim como em seu acervo artístico. 

Em Porto Alegre, paralelo a mostra coletiva, que ficou aberta até 21 de agosto, a ação também realizou debates, cursos e a residência artística “IncorporAÇÕES e Cruzas Poéticas”, em parceria com o Sesc/RS e o RS Criativo, para aproximar artistas de diferentes regiões gaúchas e promover diálogos interdisciplinares sobre a temática. Mais informações sobre a atividade em Pelotas com a Unidade pelo telefone (53) 3225-6093 ou WhatsApp (53) 99131-3176. A próxima cidade a receber a exposição será Caxias do Sul. 

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

 

Exposição “Presença Negra no MARGS” – Sesc Pelotas

 

Data: 02/09 a 20/10 

Horário: Terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 18h30

Local: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) (Praça Sete de Julho, 180, Centro – Pelotas)

Atividade gratuita e aberta ao público em geral