Newsletter

Senac Uruguaiana promove seminário sobre a experiência do surdo na sociedade  

22 de setembro de 2022

Divulgação Senac-RS

O Senac Uruguaiana promove no próximo dia 26 de setembro, às 19 horas, o seminário “A experiência do surdo na sociedade”. A atividade tratará de temas como inclusão e das vivências contadas pelos surdos em relação à Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Conduzido por Dangelo Oliveira, professor auxiliar pedagógico da rede municipal e instrutor de Libras; e Evelise Dorneles, professora e intérprete educacional de libras da rede municipal e estadual, o evento terá a participação do docente do Senac Uruguaiana, Vinícius de Abreu como intérprete para o público. Na ocasião, a turma que finalizou o curso de Libras no Senac fará uma apresentação em Libras.

O encontro é alusivo ao Setembro Azul, mês marcado por diversas ações da comunidade surda. O objetivo é a conscientização sobre a acessibilidade. Em setembro comemora-se o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/9), o Dia Nacional do Surdo (26/9) e o Dia do Tradutor (30/9).  

Para a aluna do curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais – Básico 1, do Senac Uruguaiana, Maria Cristiane Requiel, colocar o assunto em pauta é sempre importante. Para ela, que se inscreveu no curso por causa do filho Benjamin que tem oito anos e é surdo desde o nascimento, a formação é relevante para uma comunicação inclusiva. Além disso, ela vê na capacitação uma nova maneira de contribuir para o desenvolvimento do filho. Maria conta que foi graças a uma professora de Benjamin que começou a buscar conhecimento na área. A aluna do Senac conta que sempre foi apaixonada pela educação e que a preocupação com a população surda do município, que chega a 2 mil pessoas, fez com que o desejo de contribuir com os ensinamentos adquiridos aumentasse. “Me coloquei no lugar das pessoas que serão ajudadas e compreendidas”, afirma. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/uruguaiana. O seminário ocorrerá no Senac Uruguaiana que fica localizado na Travessa César Cunha, esquina com a rua Osvaldo Cruz, s/ número – Centro. Mais informações pelo telefone (55) 3412.3838 ou ainda pelo Whatsapp (55) 9 9.9602-4027.