Certificações

Autenticação e Registro
de Documentos

Comprova que o documento é autêntico, verídico e validado por uma Câmara de Comércio Nacional, utilizado para exportação e importação de mercadorias. Para utilizar o serviço é necessário apresentar o documento a ser autenticado, devidamente assinado pelo responsável da empresa/órgão emissor. Demais documentos poderão ser solicitados para prova de autenticidade do documento a ser autenticado. As autenticações para quaisquer documentos corporativos são legalizadas em até 1 hora contada a partir do momento da solicitação. Autentifique seu documento de forma totalmente digital.

Saiba mais: certificados@fecomercio-rs.org.br

Certificado de Exclusividade

Permite a dispensa de licitação perante órgãos públicos, sob a justificativa de competição inviável para determinados produtos.

Saiba mais: sindical@fecomercio-rs.org.br

Certificado de Livre Venda

O documento tem como objetivo comprovar que o produto a ser exportado atende as exigências para ser comercializado no Brasil, além de facilitar o registro da mercadoria no país de destino. É utilizado para produtos destinados ao uso consumo humano ou animal. Para emitir o certificado é necessário apresentar a prova de registro no órgão competente (MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANVISA, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO E/OU CÓPIA DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO), se o produto for isento de registro, a empresa deve informar no requerimento de solicitação a portaria ou número da resolução e data; além do catálogo original do produto, ou folhetos, ou fotos, com vistas e características técnicas principais do produto ou equipamento (data-sheet), se houver. O Certificado de Livre Venda (Free Sale ou Libre Venta), é legalizado em até 1 hora contada a partir do momento da solicitação. Emita seus certificados de forma totalmente digital.

Saiba mais: certificados@fecomercio-rs.org.br

Certificado de Origem

O Certificado de Origem é o documento que identifica a origem de determinado bem para efeito de concessão de tratamento tarifário preferencial nas exportações de mercadorias. Para tanto, o Certificado de Origem deve ser emitido em conformidade com as regras prescritas por cada Acordo ou legislação pertinente. A Fecomércio-RS é uma das entidades autorizadas a emitir o Certificado de Origem e, por meio de suas parcerias, mantém pontos de emissão e assinatura em diversos pontos do RS, além de MS, SP e RJ.

Para mais informações, clique aqui.

Saiba mais: co@fecomercio-rs.org.br

Certificado de Procedência

Este documento é utilizado no processo de exportação, não preferencial, para comprovar à aduana do país importador a procedência das mercadorias com insumos estrangeiros. Para solicitar a emissão do certificado, é necessário apresentar a fatura comercial (commercial invoice) ou outro documento que comprove a procedência da mercadoria a ser exportada.

Saiba mais: certificados@fecomercio-rs.org.br.

Certificado de Radioatividade

Certificação utilizada, na exportação, para atestar que o produto analisado não apresenta componentes radioativos (Cs134 e Cs137) à industrialização ou uso humano. Para emitir o certificado é necessário apresentar a Fatura Comercial ou Conhecimento de Embarque. O Certificado de Radioatividade (Radiation) é legalizado em até 1 hora contada a partir do momento da solicitação.

Saiba mais: certificados@fecomercio-rs.org.br

Certificado de Saúde ou Sanitário

Utilizado para exportação, atesta que o produto analisado não apresenta componentes prejudiciais à industrialização ou consumo humano. Para emitir o certificado é necessário apresentar a Fatura Comercial ou Conhecimento de Embarque. Para a emissão deste certificado é necessário o envio de amostra. O Certificado de Saúde ou Sanitário (Health ou Sanitary) é legalizado em até 1 hora contada a partir do momento da solicitação.

Saiba mais: certificados@fecomercio-rs.org.br

Certificado Digital

Funciona como uma identidade digital para pessoas físicas e empresas, garantindo validade jurídica em transações virtuais.

Saiba mais no site: https://portalcertificador.com.br/

Certificado Livre de OGM
(Organismo Geneticamente Modificado)

Utilizado para atestar que o produto analisado oferece condições de suprir as necessidades do mercado de produtos não transgênicos para industrialização ou consumo humano. Para emitir o certificado é necessário apresentar a Fatura Comercial ou Conhecimento de Embarque. Para a emissão deste certificado é necessário o envio de amostra. O Certificado Não OGM (Non GMO), quaisquer modelos e idiomas, é legalizado em até 1 hora contada a partir do momento da solicitação.

Saiba mais: certificados@fecomercio-rs.org.br

Serviço Consular

Objetivo de afirmar ao requerente que a empresa se encontra devidamente registrada e em dia com suas obrigações legais, atendendo as disposições estatutárias e regulamentares, das quais tem conhecimento, tendo seu registro autêntico e verdadeiro, validado por uma Câmara de Comércio Nacional. Para utilizar o serviço é necessário enviar a solicitação informando qual documento precisará ser autenticado, via e-mail para certificados@fecomercio-rs.org.br. Após análise, informaremos se o documento está apto para entrega à Embaixada ou Consulado e as taxas a serem recolhidas para realização do Serviço Consular. O documento a ser legalizado na Embaixada ou Consulado terá o prazo de atendimento estipulado pela autoridade diplomática no Brasil.

Saiba mais: certificados@fecomercio-rs.org.br