Conselhos e Comissões

  • Conselho de Organização Sindical (COPOS)

    saiba mais

    O Conselho de Organização Sindical - COPOS é um órgão arbitral do Sistema Confederativo de Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), no Estado do Rio Grande do Sul que atua em consonância com as diretrizes do Sistema Fecomércio-RS. Visa estabelecer regras gerais de enquadramento sindical, coordenar o registro de novas entidades sindicais e a extensão de base territorial.

    Enquadramento Sindical:
    O Enquadramento Sindical constitui atividade essencial ao desenvolvimento das relações de trabalho, visto que, por meio dele, empregado e empregador identificam as entidades sindicais que os representam, as normas coletivas a que estão sujeitos, bem como o ente beneficiário da contribuição sindical. 
    Clique aqui para solicitação de Enquadramento Sindical 

     

    Coordenador: Marco Machado, diretor da Fecomércio-RS

    Contato: (51) 3375-7000 
    E-mail: fecomercio@fecomercio-rs.org.br

     

  • Conselho de Relações Sindicais e do Trabalho (COPERSIND)

    saiba mais

    O Conselho de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RS (COPERSIND), em concomitância às estratégias do Sistema Fecomércio-RS, atua nas negociações coletivas de trabalho desenvolvidas pelos sindicatos filiados, na organização de seminários, no incentivo de informações sobre relações sindicais e do trabalho, na geração de informativos referentes à área no desenvolvimento de posições e resoluções a serem assumidas pela Fecomércio-RS, visando o direito do trabalho e o livre funcionamento do comércio.

    Coordenador: Joel Vieira Dadda, vice-presidente da Fecomércio-RS

    Contato: (51) 3375-7000

    E-mail: fecomercio@fecomercio-rs.org.br

     

  • Conselho de Economia e Comércio Exterior (CECEX)

    saiba mais

     

    O Conselho de Economia e Comércio Exterior (CECEX) atua na análise da conjuntura macroeconômica do Brasil e do Rio Grande do Sul, com foco no desempenho das empresas do setor terciário. Analisa setorialmente questões econômicas estruturais que possam ter impactos sobre o desempenho das empresas do setor terciário, sugerindo demandas estratégicas, em consonância com as diretrizes da Fecomércio-RS. No âmbito do Comércio Exterior, o Conselho atua em questões de Facilitação do Comércio, Internacionalização das Empresas, Infraestrutura e Logística, Legislação, Promoção Comercial e Capacitação, em harmonia com outras entidades protagonistas do comércio exterior, encaminhando demandas a autoridades e concessionárias de serviços. 

    Coordenador: Leonardo Ely Schreiner, vice-presidente da Fecomércio-RS

    Contato: (51) 3375-7000
    E-mail: fecomercio@fecomercio-rs.org.br

     

  • Conselho de Assuntos Legislativos (CAL)

    saiba mais

    O Conselho de Assuntos Legislativos (CAL) acompanha os projetos de lei de interesse das categorias coordenadas pela Fecomércio-RS em tramitação nos legislativos estadual e federal. Além disso, elabora e encaminha projetos de lei de interesse do comércio de bens, serviços e turismo, e acompanha as alterações legais. Também visa estruturar uma agenda política, tendo como pauta prioritária as bandeiras defendidas pelo Sistema.

    Coordenador: Otávio Morais, 
    vice-presidente da Fecomércio-RS

    Contato: (51) 3375-7000
    E-mail: fecomercio@fecomercio-rs.org.br

     

  • Conselho de Assuntos Tributários (CONAT)

    saiba mais

    O Conselho de Assuntos Tributações (CONAT) acompanha a tramitação de matérias tributárias no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que sejam de interesse das empresas do setor terciário da economia. O órgão analisa as referidas matérias e sugere à Presidência do Sistema Fecomércio-RS posicionamentos a serem adotados pela Entidade em relação aos assuntos discutidos.

    Coordenador: Gerson Nunes Lopes, 
    vice-presidente da Fecomércio-RS

    Contato: (51) 3375-7000
    E-mail: fecomercio@fecomercio-rs.org.br

     

  • Conselho de Turismo (CONTUR) 

    saiba mais

     

    O Conselho de Turismo (CONTUR) tem o intuito de fomentar a integração dos órgãos e entidades que atuam no setor de turismo e hospitalidade do Rio Grande do Sul, propor ações que visam à expansão e à competitividade do mercado do turismo receptivo no Estado, contribuindo para a definição da política de desenvolvimento do turismo gaúcho e apoiando as ações do setor público, visando a racionalização de investimentos no setor turístico.

     

  • Comissão de Combate à Informalidade (CCI)

    saiba mais

    A Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS tem como objetivo tratar, especificamente, dos assuntos relacionados ao combate à informalidade das empresas pertencentes ao comércio de bens, serviços e turismo gaúcho.

     

     

     

  • Comissão Setorial Permanente de Agentes Autônomos

    saiba mais

    A Comissão Setorial Permanente de Agentes Autônomos da Fecomércio-RS é um importante fórum de discussão setorizado, que tem entre outras a incumbência de deliberar sobre a criação de novas entidades sindicais do setor, de pedidos de extensão de base territorial, além de decidir sobre a filiação de sindicato do respectivo setor à Fecomércio-RS.

     

     

     

  • Comissão Setorial Permanente do Comércio Varejista

    saiba mais

    A Comissão Setorial Permanente do Comércio Varejista da Fecomércio-RS tem como objetivo captar as necessidades das bases sindicais empresariais a fim de representar e propor estratégias para o desenvolvimento do comércio varejista gaúcho.

     

     

  • Comissão Setorial Permanente do Comércio Atacadista

    saiba mais

    A Comissão Setorial Permanente do Comércio Atacadista da Fecomércio-RS tem como objetivo discutir pautas ligadas ao dia-a-dia das empresas do setor atacadista.

     

     

  • Comissão Setorial Permanente do Comércio de Gêneros Alimentícios

    saiba mais

    A Comissão Setorial Permanente do Comércio de Gêneros Alimentícios da Fecomércio-RS tem como objetivo discutir pautas ligadas ao dia-a-dia das empresas varejistas de gêneros alimentícios, entre elas hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns e mercearias, fruteiras, lojas de conveniência, comércio de bebidas, entre outros.