OBJETIVO DO EVENTO 

 

O Rio Grande do Sul é um estado totalmente inserido no comércio exterior, com vocação exportadora e grande fluxo de comércio internacional. O Estado tem as fronteiras com maior fluxo de comércio com o Mercosul, envolvendo diversos setores da nossa economia. Buscando entender qual a visão do atual Governo do RS para o mercado internacional, convidamos para o Negócios em Pauta: Perspectivas internacionais para o RS, a Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos. Vamos abordar as iniciativas do estado para facilitação do comércio visando a ampliação dos negócios com o Mercosul e com o Mundo.

 

SOBRE A FECOMÉRCIO-RS 

 

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) é uma entidade sindical de grau superior que possui hoje 103 sindicatos patronais vinculados, representando mais de 546 mil estabelecimentos do comércio de bens, serviços e turismo, geradores de aproximadamente 1,5 milhão de empregos formais no Rio Grande do Sul.

 

PAINELISTA

 

 

Ana Amélia Lemos

Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul. Gaúcha de Lagoa Vermelha/RS, é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Deixou o jornalismo para concorrer ao Senado, em 2010, e foi eleita pelo Progressistas/RS com 3,4 milhões de votos.

No mandato, Ana Amélia apresentou 114 projetos e PECS, dos quais cinco estão em vigor e contemplam saúde, agricultura e municípios. Foi relatora de 423 projetos, no Senado Federal, sobre diferentes assuntos.

Senadora municipalista, Ana Amélia aprovou a Emenda Constitucional 84/2014, aumentando em 1% o repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Assim, os mais de 5,5 mil municípios, em todo o país, receberam R$ 4 bilhões a mais/ano. Outra lei de impacto da senadora gaúcha foi o marco regulatório definindo responsabilidades entre produtores e agroindústrias no sistema integrado (aves, suínos, leite).

No Prêmio Congresso em Foco, os jornalistas a colocaram no ranking dos dez melhores senadores, além de ser indicada entre os cinco melhores parlamentares em outras categorias do Prêmio. Foi considerada a parlamentar mulher mais influente no Congresso Nacional, naquele período, em lista do DIAP.

Recebeu prêmios na área da saúde conferidos pela ABIMIP, SINDUFARMA e Fundação Otávio Frias Filho/ICESP pelo trabalho em favor dos pacientes de câncer. Entre as leis mais importantes, a que obriga planos de saúde a fornecer o quimioterápico oral a clientes, pacientes de câncer, e o projeto que agiliza pesquisa clínica no país, em tramitação na Câmara Federal.

No mandato, no Senado, economizou 70% dos recursos para gastos do seu gabinete.

Ana Amélia presidiu a Fundação Milton Campos, instituição de formação política do Progressistas até abril de 2019.

Em 2018 foi candidata a vice-presidente na chapa liderada pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

 

    INSCRIÇÕES  

 

 

TRANSMISSÃO ON-LINE 

 

 

 

CONTATO  

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail eventos@fecomercio-rs.org.br.

REALIZAÇÃO

 

CO-REALIZAÇÃO