Cenários político e econômico e parcerias público-privadas são destaques do Giro pelo Rio Grande
17/06/2022
Divulgação Fecomércio-RS

Após dois anos, evento retoma ao modelo presencial e reúne cerca de 300 pessoas em Alegrete

“Eleições 2022: o que vem pela frente?” A pergunta foi o que norteou a primeira edição presencial do Giro Pelo Rio Grande desde a pandemia. O evento, promovido pela Fecomércio-RS, reuniu grande público na cidade de Alegrete no último dia 14 de junho. Na ocasião, autoridades locais, dirigentes dos sindicatos, comunidade e imprensa marcaram presença no tradicional encontro.

Para o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, o encontro também marcou a retomada de um dos principais projetos da instituição. “Após dois anos realizando o Giro somente no formato on-line, o dia de hoje é histórico para nós da Fecomércio, pois acreditamos que esse momento olho no olho, conhecendo as reais necessidades do empresariado local e sendo escuta ativa, é fundamental para termos êxito nas nossas ações”.

Para a presidente do Sindilojas Alegrete e Manoel Viana, Vanessa Machado Poltozi Vargas, a oportunidade fortalece ainda mais a atuação das entidades junto à comunidade gaúcha. “Participar de um momento como este, que oportuniza a discussão de um tema tão relevante, é de extrema importância. Para termos prosperidade nos negócios precisamos de boas lideranças”, acredita Vanessa.

Na ocasião, o vice-prefeito de Alegrete Jéssie Trindade dos Santos e o presidente da Câmara de Vereadores, Anilton Gonçalves de Oliveira, também desatacaram a relevância de falar sobre a política no País.

No painel, conduzido pelo cientista político, Fernando Schuler, pelo consultor econômico da Fecomércio-RS, Marcelo Portugal e pelo gerente de Relações Governamentais da Fecomércio-RS, Lucas Schifino, os palestrantes falaram sobre os cenários e desafios políticos e econômicos do Brasil. “Nós temos desafios de curto e longo prazo e o principal deles é combater a inflação e voltar a crescer. E isso é um desafio mundial, resultado das ações tomadas durante a pandemia”, explicou Marcelo Portugal. O economista, destacou ainda a necessidade de acelerar a produtividade da economia por meio de medidas como a mudança na estrutura de trabalho no setor público, a mudança no processo de orçamento do país, o fim definitivo do Estado como empresário, a Reforma Tributária, entre outras ações.

Já o cientista político, Fernando Schuler apresentou o panorama político ao longo dos anos e suas principais mudanças. “Vivemos em um momento diferente da democracia. Estamos passando por uma revolução tecnológica e isso é global. É normal que tenhamos momentos com mais ou menos tensão. E isso ocorre porque temos mais pessoas participando da política em comparação ao passado. E no caso do Brasil, sempre tivemos a polarização direita x esquerda muito marcante e, nos últimos tempos, ela foi ampliada pelo mundo digital”, explicou.

Por fim, os palestrantes debateram sobre as parcerias público-privadas como solução para os grandes gargalos nas mais diversas esferas, enfatizando que o modelo foi um dos que mais avançou nos últimos anos. “A Fecomércio-RS acredita nesta proposta e vemos uma oportunidade do Estado utilizar o Sistema S para a implantação das novas diretrizes do Ensino Médio, por exemplo”, explica Lucas Schifino, gerente de Relações Governamentais da instituição.

Schuler e Portugal, finalizaram falando sobre a ineficiência dos governos na administração e gestão de muitos setores e serviços. “A grande lei do setor público é a Lei da Inércia. Nós temos que mudar isso”, conclui Portugal.

Sobre o Giro pelo Rio Grande

O Giro pelo Rio Grande é uma série de eventos que acontece desde 2011 em todo o Estado, promovendo uma integração entre empresários e a Fecomércio-RS, no intuito de juntas fortalecerem sua atuação.