Newsletter

Datas comemorativas impulsionam Confiança do Empresário no mês de junho, aponta pesquisa da Fecomércio-RS

23 de junho de 2021

Depois de três meses de queda, aumento de 12,5% na margem tirou ICEC do patamar pessimista  

A sexta edição do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS) trouxe um novo respiro à confiança dos empresários. Divulgado pela Fecomércio-RS nesta quarta-feira, dia 23, o índice teve alta de 12,5%, tirando o ICEC do patamar pessimista ao alcançar os 101,4 pontos. Na comparação interanual, o índice teve aumento de 33,2%. 

Embora seus três componentes tenham registrado elevação, a principal contribuição para o aumento do ICEC-RS em junho veio do componente que avalia a situação atual (ICAEC). Interrompendo a trajetória baixa do indicador, as altas expressivas de 31,9% na margem e de 42,5% na comparação com junho 2020 levaram o ICAEC aos 69,1 pontos. A influência positiva no índice vem do Dia das Mães e também do Dia dos Namorados, mesmo que de forma parcial, em função do período de coleta da pesquisa.

Ainda que o resultado seja muito positivo, o indicador segue em patamar pessimista, com avaliação preponderante por parte dos empresários de condições atuais difíceis, com o ICAEC ficando ainda 38,5%, abaixo do nível pré-pandemia.  

No que diz respeito às expectativas dos empresários do comércio, o cenário em junho foi de avanço no campo otimista, com altas de 6,7% na margem e de 36,1% frente a junho de 2020, fazendo o IEEC chegar aos 137,7 pontos. A pesquisa aponta que o crescimento do otimismo dos empresários está ligado à expectativa dos efeitos ainda não captados das vendas do Dia dos Namorados e a perspectiva de avanço na vacinação. Dos entrevistados, 82,2% dos empresários vislumbram uma situação mais positiva para o setor, percentual que sobe para 88,1% quando a avaliação diz respeito ao negócio próprio.  

As expectativas de investimentos dos empresários também apresentaram melhora nesta edição do ICEC. O índice de investimentos (IIEC) avançou 9,4% na margem e 23,5% frente a junho passado, atingindo os 97,3 pontos. O destaque, em junho, se deu através do indicador de contratação de funcionários, que se elevou 14,6% na margem (118,6 pontos) e afirmou que a melhora do momento atual aliada a boas expectativas implica maior espaço para expansão das contratações.  

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, explicou que, depois de meses em baixa, a confiança do comércio reagiu com a percepção de vendas melhores, impulsionadas pelas datas comemorativas, e expectativas mais positivas para os próximos meses. “No entanto, os desafios não são poucos. A continuidade da retomada da confiança no setor dependerá, além da condição necessária do avanço da imunização, da retomada da confiança dos consumidores, que seguem muito cautelosos”, comentou o presidente. 

Veja aqui o ICEC completo.