Ordem 7

A importância do inglês para a vida pessoal e profissional 

25 de junho de 2021

Divulgação Senac-RS

Docente do Senac Alegrete aponta as principais vantagens de se aprender o idioma

Não é de hoje que o inglês tem sido um grande fator agregador na vida pessoal e na carreira profissional das pessoas. Entretanto, o Brasil ainda não é um país fluente nesse idioma. Prova disso é uma recente pesquisa do portal Catho, um dos maiores sites de busca de empregos do país, que mostra que apenas 5% dos brasileiros têm o inglês como segunda língua. Na contramão deste dado, o mesmo levantamento revela que falar inglês aumenta em até 52% a remuneração dos profissionais.

Segundo a docente Elene Giordano Reck, do Senac Alegrete, além de proporcionar mais oportunidades no mercado de trabalho, aprender um novo idioma traz incontáveis vantagens, em especial a Língua Inglesa. “Se é por meio da comunicação que nos entendemos, então qual seria a melhor maneira de falar com o mundo senão através da língua universal? Dominando o idioma, podemos acessar uma vasta gama de textos, do literário ao científico, nos comunicarmos com pessoas dos mais diversos países, compreender entrevistas, músicas e qualquer que seja o conteúdo no idioma”, ressalta. 

De acordo com a professora, o inglês é o terceiro idioma mais falado no mundo, tratando-se de nativos. Já somando àqueles que o têm como língua estrangeira, estima-se que atualmente são mais de 2 bilhões de falantes espalhados por todo o planeta. Para ela, a melhor dica é começar a estudar logo. “Vontade de aprender aliada a uma boa escola de idiomas vai fazer com que os resultados apareçam desde o primeiro dia. É incrível, pois é muito recompensador perceber que somos capazes de nos comunicar com liberdade por esse mundão afora”, destaca Elene. 

Muito mais do que entender e falar inglês, é preciso também saber escrever. Segundo a professora, a escrita é muito importante e requer habilidades bem específicas, principalmente porque a construção de um texto se dá de maneira diferente da fala e é aí que muitas pessoas pecam. “Ao escrever não podemos ser literais, é preciso que sejam utilizadas expressões específicas do idioma, bem como vocabulário para que sejamos assertivos e compreendidos com clareza”, frisa Elene.  

Já a prática é fundamental para que o aluno aprenda o idioma. “A comunicação deve ser primada e promovida em um curso de idiomas. Isso não significa, absolutamente, que não devam existir estudos de gramática e teoria, mas esse não deve ser o objetivo para quem busca fluência no idioma”, explica a professora. 

Informações sobre os cursos de idiomas do Senac Alegrete, podem ser obtidas acessando o www.senacrs.com.br/alegrete ou entrando em contato pelo telefone (55) 3422-1069 ou ainda (55) 34212000. O Senac Alegrete fica localizado na Rua General Vitorino, 399, Centro.