Newsletter

Dia Mundial do Rock e a relação da música com o aprendizado de idiomas

9 de julho de 2021

Divulgação Senac-RS



Professora do Senac Novo Hamburgo explica a importância desse recurso para o desenvolvimento de habilidades com os idiomas   
 
Aprender um novo idioma deve estar incluso nas metas de qualquer profissional ou estudante que deseja alcançar voos mais altos. Para isto, a música pode ser uma importante aliada para o desenvolvimento de habilidades com diferentes línguas, mas principalmente com o inglês. No dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock, um gênero bastante usado pelas pessoas para aperfeiçoar o seu vocabulário em outro idioma.  

Segundo a professora de inglês do Senac Novo Hamburgo, Mariana Cassel Meurer, a música é uma das melhores formas de se aprender um idioma, pois além de útil é agradável. “Para quem quer aprender um idioma, nada melhor que fazê-lo por meio de algo que gostamos. Pois a música torna-se um ferramenta muito eficaz para desenvolvermos nossas habilidades em outra língua”, ressalta.  

A docente afirma que escutando músicas é possível aprimorar muito a pronúncia, além de aprender gírias e figuras de linguagens que geralmente não são absorvidas por meio dos livros. “Uma maneira de ampliarmos nosso vocabulário em inglês, por exemplo, é escolhermos uma música que gostamos e traduzi-la. Em seguida, pode-se cantar a música enquanto ela é tocada. No próprio Spotify, quando acessado por tablet ou celular, é possível se acompanhar as letras das músicas no estilo “karaokê”, explica Mariana.  

Entre as dicas da professora, está o site do ESOL Courses – Lear English with Songs Online, que combina música e o aprendizado da língua inglesa. Segundo Mariana, o portal disponibiliza gratuitamente diversas atividades, divididas em níveis de dificuldade, baseadas em canções, como Happy (Pharrell Williams), Here Comes the Sun e Penny Lane (The Beatles), entre outras músicas populares. 

Atualmente, o inglês é o idioma mais fácil de se aprender fazendo o uso da música. De acordo com a docente, isso se deve a variedade de músicas disponíveis e, também, as ferramentas que utilizam a música para aprendizado, pois geralmente estão disponíveis em inglês, como o site já citado aqui.  

Quer aprender um idioma e saber mais sobre os cursos do Senac Novo Hamburgo? Acesse o site e confira: www.senacrs.com.br/novohamburgo, ou ligue no telefone (51) 3553.7350 ou entre em contato pelo Whatsapp (51) 99124-9978. O Senac Novo Hamburgo fica localizado na Rua Bento Gonçalves, 1.537, Centro.