Newsletter

Educação é plural, flexível e inclusiva. O Experience Senac 2021 te convida para uma jornada de reflexões

30 de setembro de 2021

Evento ocorrerá de 13 a 15 de outubro, às 19h, ao vivo no Youtube do Senac-RS

A educação é um dos principais pilares transformadores de uma sociedade, independente das crenças, dos lugares de fala, ou mesmo do meio a qual está inserida. Diante desta perspectiva, complexa e emergente, as temáticas que serão abordadas este ano no Experience Senac convergem para o contexto plural, flexível e inclusivo. 

Mediado por tecnologia, o evento será ao vivo e gratuito, durante os dias 13 a 15 de outubro, sempre às 19h, pelo Youtube da instituição. 

Na oportunidade, os profissionais convidados irão dialogar sobre as suas visões de mundo no âmbito da educação e da sociedade a qual vivemos e desejamos. “Esta iniciativa é mais uma oportunidade de priorizarmos aquilo que realmente transforma a nossa sociedade, promove conhecimento à população e, principalmente, garante dignidade e uma vida melhor para o futuro das pessoas. Sem dúvidas, a educação deve ser a base de tudo”, destaca o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa.   

Neste ano, o Experience Senac contará com um grupo de palestrantes relevantes e especiais para o nosso cenário, sendo eles: o ex-vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna, Emílio Munaro; a coordenadora do Setor de Educação UNESCO e representante no  Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes; o professor da PUCRS, Consultor DBServer, Instrutor Sputnik e autor dos livros, jogos e workshops sobre Toolbox 360° e Jogos 360°, Jorge Audy; o diretor do Instituto para Inovação na Educação da Unisinos, Gustavo Borba; o  diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e diretor de Inovação e coordenador do Pacto de Inovação de Porto Alegre (PACTO ALEGRE), Luiz Carlos Filho; Luiz Carlos Filho; o professor universitário e líder da plataforma Instituto Matemática, Gustavo Reis; e a diretora Sênior para Educação no Banco Mundial, Cláudia Costin. Além dos convidados, ainda participam o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, e o gerente de Educação do Senac-RS, Ariel Berti. 

Na edição 2020, “Experience Senac: Cocrie o futuro da educação”, o evento se conectou com quase 1.600 espectadores simultâneos de diversas partes do país e as transmissões foram assistidas por quase 5 mil pessoas. Para mais informações e inscrições do Experience Senac 2021, acesse o site www.senacrs.com.br/experience

Confira abaixo a programação completa: 

13/10 – das 19h às 20h – A educação é plural. Como a educação pode impactar positivamente o aprendizado em uma sociedade plural? 

Palestrantes: 

Emílio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna. 

Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do Setor de Educação UNESCO, representante no  Brasil. 

José Paulo da Rosa, doutor em educação, especialista em Engenharia de Produção e Gestão de Escola Técnica, e graduado em Administração de Empresas. Também é diretor regional do Sesc e Senac-RS.  

14/10 – das 19h às 20h – A educação é flexível. Será que estamos preparados? 

Palestrantes: 

Jorge Audy, mestre em Gestão da Informação, MBAs na escola Politécnica e escola de Negócios da PUCRS, professor na PUCRS, Consultor DBServer, Instrutor Sputnik e autor dos livros – ” Jogos e Workshops sobre Toolbox 360° e Jogos 360°”. 

Gustavo Borba, diretor do Instituto para Inovação na Educação da Unisinos. Doutor e mestre em Engenharia de Produção.  

Luiz Carlos Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e Secretário de Inovação de Porto Alegre. 

Ariel Berti, doutorando em Design Estratégico, mestre em Administração com Ênfase em Estratégia, palestrante e professor de pós-graduação nos temas Estratégia, Design Estratégico, Sustentabilidade e Ética. Além disso, é gerente de Educação do Senac-RS. 

15/10 – das 19h às 20h – A educação é inclusiva. Como a educação vem operando em cenários de desigualdades onde as necessidades básicas de aprendizagem ainda são escassas? 

Palestrantes: 

Gustavo Reis, professor, por vocação e por ofício, é bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e mestre em Design Estratégico pela Unisinos. 

Cláudia Costin, diretora Sênior para Educação no Banco Mundial e fundadora e diretora do  Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, RJ.