Lojistas de Porto Alegre indicam queda de 34% nas vendas da Black Friday
30/11/2020
Economia
Divulgação Sindilojas Porto Alegre

Levantamento foi realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre

Uma das promoções mais aguardadas pelo comércio para a recuperação dos resultados do ano foi a Black Friday, realizada na última sexta-feira (27). Mas mesmo que o movimento tenha aumentado em relação aos demais dias, o setor se deparou com queda significativa nas vendas: em média de 34% em comparação com 2019. Mais da metade dos lojistas entrevistados, 58,6%, sentiram esse resultado, reflexo de um período de recessão econômica. Outros 32,9% afirmaram que as vendas se mantiveram semelhantes às do ano passado, e somente 5,7% tiveram aumento no faturamento. 

O ticket médio, no entanto, ficou em R$ 368, valor alto quando comparado a outras datas especiais deste ano, como Dia das Mães, com ticket médio de R$ 108, e Namorados, R$ 227. Roupas, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos foram as categorias de produtos mais vendidos, com 65,7% dos pagamentos realizados no cartão de crédito, em parcelas. 

Black Friday ou Black Week? 

Muitas das lojas da Capital (52,9%) aproveitaram a data para estender a promoção para toda a semana, realizando, assim, uma Black Week. As ofertas começaram a ser disponibilizadas no final de semana anterior à Black Friday em 35,1% dos locais, e na segunda-feira (23) em 29,7% das lojas. Ainda assim, o dia que gerou melhores resultados foi a própria sexta-feira (27), para 45,9% dos lojistas ouvidos nesta pesquisa. 

Aqueles que apostaram na estratégia de Black Week a realizaram como forma de ampliar as vendas e também com o intuito de evitar aglomerações. 

Loja física ou online? 

Os varejistas de Porto Alegre também percebem o aumento do consumo online, tendência potencializada neste ano, quando o comércio ficou por quase quatro meses com as portas fechadas. 35,7% afirmaram que as vendas para a data ocorreram tanto na loja física quanto nos canais digitais. Entre os canais online que mais deram resultado, estiveram o WhatsApp, para 65,4% dos entrevistados, o site da loja, para 19,2%, Instagram, 11,5%, e app da loja, 3,8%. 

No entanto, a maior parte das vendas foi feita nas lojas físicas, para 62,9% dos lojistas ouvidos. Participaram da pesquisa lojistas de segmentos variados, com comércios localizados em diferentes pontos, como ruas, galerias, centros comerciais e shopping centers.